Madeira: «O segredo da catequese é tornar presente a Jesus», D. Nuno Brás

Bispo diocesano marcou presença no Dia Diocesano do Catequista

Mais de três centenas de catequistas marcaram ontem presença na paróquia dos Álamos, na ilha da Madeira, para o Dia Diocesano do Catequista.

Numa iniciativa “encurtada pela situação pandémica” que se vive mais de três centenas de catequistas participaram na conferência «Carta de São Tiago e as suas Implicações na Catequese» apresentada pela irmã Teresa Pinho. 

Pelas 10h30 nova intervenção, desta vez do cónego João Francisco Dias, do Secretariado da Liturgia, que refletiu sobre «O Sacramento da Eucaristia».

A eucaristia marcou o encerramento dos trabalhos. Na sua homilia D. Nuno Brás afirmou que o segredo da catequese é “tornar Jesus presente”.

“O segredo da catequese é o segredo de tornarmos presente a Jesus Cristo. É mostrar que este Jesus não é simplesmente alguém que viveu há dois mil anos, mas é alguém que hoje, vivo, vem ao nosso encontro, ao encontro daquelas nossas crianças, daqueles nossos jovens, daqueles adultos, ao encontro de todos porque a todos Ele quer Salvar”, afirmou citado pelo Jornal da Madeira.

Para o prelado o catequista é “um missionário”, um enviado de Jesus Cristo que se deve “assumir” e “sentir” como tal 24 horas por dia.

 D. Nuno Brás fez eco as palavras do Papa Francisco, no primeiro Congresso Internacional de Catequese, que disse aos catequistas que não basta fazer catequese “ mas ser catequistas”. 

Tomando a passagem do evangelho que narra a parábola do bom samaritano o prelado afirmou que Jesus “passa por nós como aquele samaritano do Evangelho, que olha para nós, que tem misericórdia, que tem compaixão, que sofre connosco, que sofre as nossas dores e as nossas necessidades, as dores e as necessidades de todas as pessoas concretas por quem nós próprios passamos e que salva”.

“O catequista não deve ser apenas um professor capaz de ensinar coisas, mas alguém capaz de tornar presente Jesus Cristo”, concluiu.

Educris|06.10.2020

Imagem: Duarte Gomes|Jornal da Madeira



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades