Coimbra: Viver este «tempo de graça com confiança», D. Virgílio Antunes (C\vídeo)

Bispo de Coimbra deixou mensagem aos catequistas e famílias em início de novo ano catequético

A Diocese de Coimbra publicou, hoje, uma vídeo mensagem de D. Virgílio Antunes aos catequistas e famílias, num dia tradicionalmente marcado na diocese pela Assembleia de Catequistas.

“Este ano não podemos fazer a habitual Assembleia no colégio de São Teotónio. Um momento de partilha, de formação e que permite que os responsáveis paroquiais levem entusiamos e animo às suas comunidades”, sustenta o prelado.

Lembrando a “situação pandémica em que vivemos” D. Virgílio Antunes agradece aos catequistas “a forma generosa como se dedicam à catequese e à evangelização junto das crianças, adolescentes e jovens” e o modo como constroem “a cooperação entre as famílias e a Igreja”.

Num momento de “regressar à catequese” o prelado pede aos catequistas o habitual “entusiasmo” e uma corresponsabilidade perante “as indicações que nos são transmitidas pela Igreja, através do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e do Secretariado Diocesano da Evangelização e Catequese (SDEC)” bem como as “transmitidas pelas instituições publicas de saúde”.

Após longos meses em que as famílias recuperaram, em parte, o seu papel de primeiras “anunciadoras de Cristo” D. Virgílio Antunes saúda o papel dos pais na transmissão da fé e sustenta que o seu papel é “fundamental”.

“Uma palavra de estímulo às famílias. Elas são parte integrante do processo catequético que deve promove o encontro com Cristo. […] O vosso papel foi importante no passado, mas é ainda mais importante hoje. Que este encontro com Cristo mude vidas, transforme corações e traga um futuro de muita felicidade de paz”, desejou.

Semana marcada por vídeos com testemunhos de catequistas, catequizandos e famílias

Ao longo desta semana o Secretariado Diocesano da Evangelização e Catequese, vai divulgar diariamente “pequenos vídeos com testemunhos de catequistas, famílias e catequizandos”.

“Não sendo possível encontrarmo-nos em Assembleia diocesana quisemos dar início a este novo ano com uma mensagem a todos de estímulo, confirma e alegria na missão que a Igreja nos confia”, explica o padre Manuel Ferrão, diretor do SDEC.

Durante a semana de 4 a 11 de outubro, o site da diocese de Coimbra vai publicar as palavras e os testemunhos para que “possamos aproveitar este tempo que se quer de graça e confiança, com a ajuda de Deus e a responsabilidade de todos” sustenta.

O diretor do Secretariado Diocesano de Evangelização e Catequese explica que “nada substitui o encontro pessoal” e destaca que a “catequese presencial, quanto possível, a celebração da Eucaristia de domingo com a comunidade hão de ser sempre momentos a valorizar e a procurar retomar dentro das possibilidades”.

Educris|05.10.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades