Fátima apresenta «Peregrinação do Coração»

Iniciativa, do Santuário de Fátima, vai marcar presença no «Catequese em Nossa Casa»

«Peregrinação do coração: a alegria de ser santo» é a proposta do Santuário de Fátima para ajudar os mais novos a viver o mês de Maria. Esta iniciativa vai disponível em suporte digital proporcionando um itinerário interior em cinco etapas.

"O Santuário de Fátima no presente ano pastoral, e no contexto da Peregrinação das Crianças, vai dinamizar uma proposta pastoral para os mais novos intitulada «Peregrinação do coração: a alegria de ser santo»", lê-se na nota enviada hoje ao Educris. 

Tendo em conta "as contingências resultantes da atual pandemia por Covid-19" o Santuário criou "a proposta «Peregrinação do coração»" que tem como "objetivo sublinhar que a primeira e mais importante das peregrinações é possível de realizar mesmo a partir de casa, pois acontece na «abertura e transformação do coração em Deus»2.

"Quisemos mostrar qu a santidade ou a vida em Deus não é senão esta transformação que produz uma alegria profunda e verdadeira e assim aconteceu com os pastorinhos de Fátima, a quem a Virgem Maria, logo na primeira Aparição, em 13 de maio, infundiu no peito uma luz intensa «na qual se viram a si mesmos em Deus», que era essa luz, levando-os à oferta total do coração a Deus e à mudança de vida", afirmam.

Todas as semanas será disponibilizado um "itinerário em forma de banda desenhada a ser completada pelas crianças, disponível em suporte digital para ser descarregada e impressa", que pretende proporcionar um "itinerário interior em cinco etapas. Para complementar, semanalmente será lançado um vídeo que integrará o projeto «Catequese em Nossa Casa»".

A Peregrinação Nacional das Crianças, é uma das mais importantes que o Santuário acolhe ao longo do ano, acontece há mais de quatro décadas e reúne, todos os anos, milhares de crianças no Santuário de Fátima. Destinada particularmente a crianças em grupos de catequese, esta peregrinação tem em cada ano um tema específico que serve de mote para reflexão e celebração. A Peregrinação Nacional das Crianças é precedida por uma campanha, idêntica a esta, que decorre normalmente no mês de maio.

Este ano, e devido à excecionalidade do momento, que obriga a que a catequese seja feita em moldes diferentes, a divulgação destes materiais é feita em colaboração com o Secretariado Nacional de Educação Cristã.

Educris|02.05.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades