«A Igreja continua viva na comunidade e na família», D. António Moiteiro (C/áudio)

Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) agradece aos catequistas o seu papel em época de pandemia

D. António Moiteiro agradeceu hoje aos catequistas “o tanto trabalho desenvolvido ao longo deste tempo de isolamento social” e o esforço “por manter a comunidade ativa”.

“Temos assistido a um grande dinamismo e tudo aquilo que for útil para ajudar os catequizandos a encontrarem-se com Jesus e também a fortalecer os laços de comunhão uns com os outros é muito importante para a catequese e para a Igreja”, afirmou.

Para o presidente da CEECDF o atual “estado do país” está a revelar “um conjunto de catequistas mais jovens que tendo maior facilidade nestas tecnologias, são também eles um dom muito grande para a Igreja em Portugal e para a catequese”.

Oportunidade à Igreja Doméstica

Numa altura em que as Igrejas permanecem sem culto público e com ausência de atividades o bispo de Aveiro desafiou os pais a “adaptarem-se” a esta nova realidade e lembrou de ser deles “o papel da primeira Igreja, a doméstica”.

“Os pais são os primeiros catequistas. O que fazemos nas paróquias é supletivo ao papel dos pais que são os transmissores da fé. Agora que estamos confinados nas nossas casas fazemos a experiência da igreja como igreja doméstica. A Igreja continua viva na comunidade e na família. Eles são as testemunhas de fé para os seus filhos”, reforçou.

Catequese nas Redes Sociais

Em dia de estreia, no Youtube do EDUCRIS, do projeto «Catequese em nossa Casa» o presidente da CEECDF lembrou o esforço realizado para colocar “de pé um projeto com tal extensão” e convidou todos a associarem-se a esta iniciativa pois “a fé não é apenas individual” e as novas tecnologias podem ajudar a “limitar o isolamento”.

Educris|20.04.2020

Imagem: Luís Filipe Santos


D. António Moiteiro agradece aos Catequistas



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades