Algarve: «Catequista tem de ser um entusiasta da pessoa de Cristo», D. Manuel Quintas

Bispo do Algarve exortou catequistas a serem “entusiastas da pessoa de Cristo”

O Dia Diocesano do Catequista reuniu, no passado sábado, cerca de 228 agentes pastorais Almancil.

Promovido pelo Setor da Catequese da Infância e Adolescência da diocese Algarvia a iniciativa contou com a presença de D. Manuel Quintas, bispo diocesano, que exortou ao “encontro com Cristo”.

“Fica este apelo à conversão, à identificação mais plena da nossa vida, do nosso ser cristão com a pessoa de Cristo; O catequista tem de ser um entusiasta da pessoa de Cristo porque é a Ele que temos que anunciar e é com Ele que temos que ser catequistas”, disse D. Manuel Quintas, na homilia da Eucaristia a que presidiu citado pelo jornal Folha de Domingo.

O prelado destacou a importância de “ser cristão, discípulo de Cristo, a tempo pleno” que se “deve refletir, de maneira particular, naqueles que assumem este serviço de ser catequistas numa paróquia”.

Aos catequistas D. Manuel Quintas assegurou que “o vosso serviço é um serviço de referência no que diz respeito a este caminho de encontro com Cristo”.

Durante o Dia Diocesano do Catequista os “educadores na fé” refletiram o tema «Com os adolescentes, uma metodologia catequética projetual, participada e comprometida» com o contributo do padre José Henrique Pedrosa, da Diocese de Leiria-Fátima.

Aos agentes de pastoral o sacerdote lembrou a importância de uma catequese “querigmática”, “mistagógica”, “catecumenal”, distanciada do “tipo escolar”, que tenha em vista a “construção de um projeto pessoal de vida e de resposta vocacional”.

“A catequese deve dar oportunidades de viver experiências fortes: De oração, de silêncio, de aprofundamento da palavra de Deus, de celebração, de voluntariado, de serviço, de participação comunitária, de intercâmbio com outros grupos, de encontro com testemunhas de fé, porque os adolescentes precisam também de referências”, disse o padre José Henrique Pedrosa.

De acordo com o jornal Folha de Domingo a Diocese do Algarve conta com cerca de 1000 catequistas, em cerca de 80 paróquias, para a formação de 9000 crianças e adolescentes.

Educris|30.01.2020

Imagem: Samuel Mendonça, Folha do Domingo



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades