Jubileu dos Catequistas começa com obra de Caravaggio

Cerca de 700 agentes da pastoral de Portugal escutaram, ao início da noite de sexta-feira a catequese de Monsenhor António Ferreira da Costa chefe da sessão portuguesa da Secretaria de Estado do Vaticano subordinada ao tema "Contemplar a Misericórdia".

 
A Igreja de San Luigi dei Francesi, na cidade de Roma, encheu-se de catequistas lusófonos na introdução ao Jubileu dos catequistas que vai decorrer até ao próximo Domingo por ocaisão do Jubileu da Misericórdia que a Igreja celebra.

Monsenhor António Ferreira da Costa propõs aos catequistas um percurso pela misericórdia através da contemplação da Obra de Caravaggio "A vocação de São Mateus".  O sacerdote originário da Arquidiocese de Braga afirmou que "o sacramento da misericórdia que o nosso Deus nos dá na confissão permite-nos voltar atrás e corrigir o que de menos bom fizemos".

Monsenhor  António Ferreira da Costa lembrou que o ato de misericórdia divino "écomo se Deus voltasse atrás e entrasse no nosso coração para o voltar a por no lugar":

"Esta é a surpresa que envolve o pecador arrrependido", apontou fazendo, em seguida, uma aprofundada analogia com a siatuação de Mateus aquando do chamamento de Jesus".

No final desta introdução ao Jubileu D. Manuel Pelino Domingues alegrou-se "pelo número de catequistas portugueses presentes em Roma" e desejou "que a experiência jubilar seja oportunidade de conversão e caminho de fidelidade a Jesus"da parte dos catequistas de todo o mundo.

Segundo dia: Pelos Passos dos Beatos e Santos com passagem pela Porta Santa

No sábado, dia 24 de setembro a partir das 9h00 e até às 14h00 haverá adoração eucaristica e possibilidade de aceder ao sacramento da reconciliação nas Igrejas jubilares de S. Salvatore in Lauro, Piazza di San Salvatore in Lauro, 15, Igreja de S. Maria in Vallicella (Chiesa Nuova), Piazza della Chiesa Nuova, e S. Giovanni Battista dei Fiorentini, na Piazza dell’Oro, 1.

A peregrinação à Porta Santa tem ínício pelas 9h00 e os catequistas interessados podem, ainda fazer "o percurso «Nos passos dos Santos e Beatos da Catequese»". Pelas 18h00 tem lugar, na Basílica de São Paulo Fora de Muros a oração de vésperas antecedidas de testemunhos de catequistas de vários países do mundo.

No Domingo os catequistas vão celebrar a eucaristia na Praça de São Pedro, no Vaticano, com presidência do Papa Francisco pelas 10h30.


 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades