Porto: D. António Francisco em entrevista

Na tarde do dia 18 de julho D. António francisco dos Santos celebrou a eucaristia integrada nas XI Jornadas de Verão destinadas a catequistas e outros educadores.

Em entrevista à EducrisTV o bispo diocesano sintetizou o Plano Pastoral 2015-2020 em seis linhas de força para a execução deste caminho.

D. António Francisco deseja uma “diocese coesa” e capaz de ser “sinal de misericórdia para todos os que habitam a região” em particular para os mais fracos e pobres”. O bispo do Porto apontou a “criatividade na ação” como elemento chave do plano de modo a ser “sinal de Jesus nesta Igreja particular”.

Educação para os valores: Pilar de uma Europa mais Humana e Solidaria

À margem das XI Jornadas D. António Francisco dos Santos mostrou-se muito preocupado e atento à situação dos refugiados “que chegam por mar e terra” e com os quais a “europa tem mostrado pouca solidariedade” parecendo estar a perder o “sentido da sua própria história”.

O bispo do Porto apontou “a Educação para os valores” como fator diferenciador na “construção de uma sociedade que saiba acolher aqueles que fogem à fome, à guerra e à violência” e recordou a necessidade de “reler” o “discurso do Papa Francisco em Estrasburgo”.

Para o prelado “só uma Europa consciente da sua história” e da sua “influência em tantas áreas no mundo” pode responder a este flagelo humano que a ONU já apelidou como a maior catástrofe humana desde a IIª Guerra Mundial. “Não é possível continuar a abrir artificialmente fronteiras a nível político se depois as fechamos com muro”, concluiu.

"A Alegria do Evangelho é a nossa missão" é o tema das XI Jornadas de Verão que a casa diocesana de Vilar, no Porto, recebe até amanhã, dia 19 de julho.

Durante dois dias mais de 375 catequistas e outros educadores das dioceses do Porto, Aveiro, Viana do Castelo e Braga, procuram "criar um espaço de reflexão sobre a catequese como iniciação à vida na fé e o itinerário catequético e oferecer ferramentas para conhecer e manusear os catecismos e planificar a catequese" através desta formação organizada pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) do Porto.



Recursos:
Entrevista com D. António Francisco dos Santos :


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades