Roma: «Encontro foi momento de troca de experiências e aprendizagens», diz D. António Augusto Azevedo

Terceiro encontro entre as Comissões Episcopais da Catequese do sul da Europa contou, pela primeira vez, com uma representação de Malta

D. António Augusto Azevedo fez hoje um balanço positivo do encontro de dois dias que manteve com as comissões homólogas do sul da Europa.

“O balanço deste encontro é muito positivo. Foi a terceira vez que nos encontrámos e pudemos partilhar o trabalho que a catequese desenvolve nas várias realidades do sul da Europa. Foi um tempo muito proveitoso para abordarmos as preocupações comuns e os desafios que temos”, afirmou.

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) sustentou que é fundamental que a catequese “não perca de vista a sua finalidade” que passa “pela transmissão e ajuda à vivência do Evangelho”.

“Este é o ponto decisivo do nosso trabalho e deve ser o foco da nossa ação”, desenvolveu.

O prelado considerou que “todos os outros aspetos” como a “organização, metodologia e os materiais didáticos devem sempre ajudar a cumprir este propósito”.

“O nosso objetivo, como parte da missão evangelizadora da Igreja, é ajudar a que o Evangelho chegue à vida de cada pessoa e a mude”.

Para o responsável a atualidade exige o assumir de passos concretos tendo em vista uma “Igreja que seja capaz de colocar a sua catequese na lógica da evangelização para que os mais novos percebam o valor do evangelho nas suas vidas”.

“Este é o nosso grande objetivo e o encontro ajudou-nos a perceber o caminho a percorrer em conjunto, não nos iludindo com o que temos e não nos deixando abater por alguma adversidade que surja”.

Catequese de Adultos: Um desafio importante para o presente e futuro da catequese

No decorrer dos trabalhos a Comissão Episcopal para a Evangelização, Catequese e Catecumenado, de Espanha, apresentou um “novo catecismo para a catequese dos adultos”.

“Este é um ótimo documento que a par da tradição que a Itália mantém na catequese com os adultos, pode ajudar-nos, em Portugal, a fazer caminho e a aprender com eles”.

Consciente que o nosso país “apresenta algum atraso neste campo da evangelização” em relação a outras “experiências já implantadas”, D. António Augusto Azevedo não tem dúvidas que a “catequese com os adultos é um desafio importante na Europa” e “representa uma prioridade para o futuro da catequese”.

“Vamos trabalhar no nosso país, com animo, concretizando o Itinerário, criando os recursos e dando passos concretos que vão de encontro à nossa realidade”, concretizou.

Na manhã desta quarta-feira os responsáveis estiveram em videoconferência com o Dicastério para a Evangelização, do Vaticano, e o Conselho Europeu das Conferências Episcopais da Europa.

“Foi mais uma oportunidade de partilha e um momento para abordámos já a dinâmica do ‘jubileu dos Catequistas’”.

“Temos em mãos a aplicação do Ministério do Catequista. Foi muito interessante escutarmo-nos acerca do modo de concretização, nas diferentes igrejas locais, deste ministério. Para nós em Portugal, que ainda recentemente nos debruçámos sobre o tema, vai ser por certo mais uma ajuda para que saibamos dar os passos certos”, finalizou.

Para o próximo ano catequético está já agendado novo encontro, desta feita em Espanha.

Educris|24.04.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades