Leiria-Fátima: Seis catecúmenos professam a Fé na presença de D. José Ornelas

Encontro faz parte do ritual de iniciação cristã de adultos

D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, acolheu, no passado dia 3 de março, na Sé de Leiria, seis catecúmenos que se preparam para receber os sacramentos da iniciação cristã.

“O encontro iniciou-se num espaço mais próximo, apenas com os catecúmenos e os catequistas, párocos, padrinhos ou familiares mais próximos, para os poder conhecer, escutar as suas histórias de vida e percurso de fé, e lhes falar do sentido deste momento importante das suas vidas em que se preparam para receber o dom da vida, pelo Batismo, pelo qual se tornam filho de Deus”, explica o Serviço Diocesano de Catequese em comunicado.

Durante este encontro foi realizado “o rito de signação” que consiste no marcar com o sinal da cruz a fronte de cada um”.

Os seis catecúmenos procedem das paróquias de “Arrimal, Carvide, Cruz da Areia, Leiria, Marinha Grande e Milagres” e estão a realizar “a preparação para a celebração dos sacramentos da iniciação cristã” na noite de Páscoa.

Já na Sé da cidade foi realizada a “entrega do Credo”, procedeu-se ao “rito da unção com o óleo dos catecúmenos”, seguida da “oração de suplica para que fossem libertos do mal”.

D. José Ornelas destacou “a importância deste momento em que a Igreja manifesta a sua dimensão missionária e de acolhimento de todos os que se aproximam”.

O primeiro escrutínio, assim denominado no Ritual de Iniciação Cristã dos Adultos, realiza-se no terceiro domingo da Quaresma.  Nos domingos seguintes realizam-se mais dois escrutínios. No final da Quaresma os catecúmenos realizam os ritos das entregas do Pai Nosso e do Credo, levando depois à celebração dos sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia, o que acontece habitualmente na noite da vigília pascal. Todos estes momentos devem ser vividos nas próprias paróquias, nas quais também se apresentam inscrevendo o seu nome no Livro dos Catecúmenos.

Imagem: Serviço de Catequese de Leiria-Fátima

Educris|06.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades