Porto: Formação online dá a conhecer «Viver os Sacramentos»

Iniciativa desenvolve-se em ambiente online e dá a conhecer os novos materiais para a catequese

O Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) da Diocese do Porto organiza, a partir do próximo dia 4 de março, uma formação online sobre os novos recursos para a catequese.

"Queremos dar a conhecer, aos catequistas do Tempo de Aprofundamento Mistagógico [ndr: antiga catequese da adolescência] os novos materiais da coleção Emaús com a qual o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), em parceria com a Salesianos Editora, quer implementar o «Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e dos Adolescentes com as Famílias»", explica do SDEC em comunicado.

Ao longo de várias segundas-feiras, em cada mês, e sempre entre as 21h00 e as 23h00, os catequistas vão poder "partilhar experiências, ideias, dificuldades e êxitos" e adquirir as ferramentas necessárias para a implementação do Projeto de Jericó a Jerusalém com o qual se pretende iniciar à vida Cristã e ao serviço", completa a nota.

Os interessados podem inscrever-se AQUI para receber o link de acesso às sessões que decorrem online.

Emaús: Aprender da pedagogia de Jesus

Inspirados pelo episódio bíblico dos ‘discípulos de Emaús’ as duas editoras católicas, Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã e Salesianos Editora, uniram esforços para a produção de materiais atuais para os quatro tempos de catequese previstos no documento orientador para o setor.

“Emaús, é o nome desta coleção. Escolhemos este nome pela experiência de Jesus no encontro com aqueles discípulos. A sua pedagogia inspira-nos a fazer catequese. Se repararmos na cena Jesus aproxima-se, respeita o nosso caminho e troca palavras com eles. Os discípulos, de costas voltadas para Jerusalém afirmam que lhes ‘arde o peito’ e só no partir do pão o reconhecem tornando-se missionários de outros. Queremos trazer isto para a nossa catequese, hoje”, explica ao EDUCRIS o padre Rui Alberto da Salesianos Editora.

Novos materiais disponíveis em julho

Para o verão as duas editoras contam ter editados e publicados o AM4 («Viver na amizade com Cristo») para o 8º ano de catequese e o DM1 e DM2, correspondentes aos 10º e 11º anos de catequese.

Educris|28.02.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades