Lisboa: Secretariado organiza formações sobre o novo recurso «Viver os Sacramentos»

Sessões decorrem em modalidade presencial nas diferentes vigararias do Patriarcado de Lisboa

O Sector da Catequese de Lisboa dinamiza, durante o final do mês de fevereiro e os três primeiros sábados de março, uma formação presencial sobre o percurso pedagógico «Viver os Sacramentos – AM3» destinado a adolescentes entre os 12 e os 13 anos, inseridos no Tempo de Aprofundamento Mistagógico.

«Viver os Sacramentos» é o primeiro recurso criado a partir do «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias», o documento orientador do setor da catequese publicado em 2022.

"Estes materiais procuram integrar a liturgia, fazer várias pontes entre as diferentes sensibilidades, dando muita atenção à dimensão comunitária, aos ‘tempos de crescimento’ de cada um, trazendo para a catequese as famílias, num caminho que é sempre um processo livre de apropriação do ser cristão pelo catequizando e suas famílias”, explica ao EDUCRIS o padre Rui Alberto da Salesianos Editora.

Resultado de uma parceria inédita daquela editora com o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) os novos “materiais catequéticos” assumem o nome de «Emaús» e apresentam, como “opções educativas” a pedagogia do “aprender fazendo” e do “aprender juntos”.

O «Viver os Sacramentos» insere-se no Tempo do Aprofundamento Mistagógico 3 (AM3), correspondente ao antigo 7º ano de catequese, e proporciona aos catequistas e catequizandos um recurso “dialogal e não unidirecional” que tem em conta “que cada catequizando é um agente ativo do seu próprio caminho de fé”.

Formações no Patriarcado de Lisboa

24 de fevereiro: 10h às 13h – Oeste Norte - Centro Pastoral das Caldas da Rainha

25 de fevereiro: 15h às 18h – Termo Oriental - Igreja do Cristo Rei - Portela

02 de março: 10h às 13h – Termo Ocidental - Igreja de Rio de Mouro

09 de março: 10h às 13h – Lisboa- Salesianos de Lisboa (local a confirmar)

17 de março: 15h às 18h – Oeste Sul - Centro Pastoral de Torres Vedras

Inscrições AQUI

 

Educris|20.02.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades