Fátima: «Jesus é a prancha das nossas vidas. Com Ele cavalgamos as ondas da vida», D. Rui Valério

Patriarca de Lisboa presidiu à eucaristia da iniciativa «Surfistas do Amor – Fátima, na onda do amor e da paz»» que levou a Fátima mais de 5300 adolescentes de quatro dioceses portuguesas.

D. Rui Valério disse ontem aos adolescentes da catequese das dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco e Santarém, que a Igreja precisa de “surfistas do amor, da esperança, da amizade”.

“Todos nós aceitámos o pedido do Santo Padre, quando nos pediu para sermos surfistas, em Lisboa”.

Na sua homilia o prelado desafiou os mais novos a regressarem a casa com a certeza de que “Jesus é a prancha da nossa vida”, pois é com “Ele que cavalgamos as ondas da vida”.

“Se vivermos em Jesus podemos cavalgar todas as ondas. Três coisas são importantes para que tu sejas o surfista e Cristo a tua prancha”.

Aos jovens o patriarca de Lisboa explicou que como surfistas “precisamos de uma corrente que nos faça permanecer unidos a Jesus. Em segundo lugar, e se nos mantivermos na prancha, aí, estamos unidos a Jesus e Ele ergue-nos, faz-nos estar de pé”.

Como último ponto D. Rui Valério convidou os mais novos a olhar para a postura de um surfista que mantém “uma perna atrás da outra”.

“Quando vives em Cristo está assim. É uma pessoa de memória viva e uma pessoa de esperança”.

No final da sua homilia D. Rui Valério apelidou a “fé, o serviço, e a esperança, a abertura ao futuro” como três virtudes necessárias para o caminho, hoje.

“Gostaria que pudésseis superar a tentação do mal, da indiferença, da mediocridade, e isso faz-se com Cristo”.

A peregrinação contou com quase 200 voluntários, que acolheram os jovens nas diversas atividades propostas – concertos, momentos de oração, missa, terço – ao longo de todo o dia.

A iniciativa terminou com o rosário e procissão de velas na Capelinha das Aparições.

Imagem: Sector da Catequese de Lisboa

Educris|18.02.2024 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades