Fátima: Mais de cinco mil adolescentes respondem ao apelo do Papa Francisco

Iniciativa é resposta a Francisco que pediu aos voluntários, no último dia da Jornada Mundial da Juventude, “Ondas de bem”

Os Secretariados da Catequese das dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco e Santarém promovem uma Peregrinação Interdiocesana de Adolescentes para 5 mil participantes, que irá decorrer no dia 17 de fevereiro, em Fátima, e que terá como tema Surfistas do Amor - Fátima, na onda do amor e da paz».

“Ser surfistas do amor foi a tarefa confiada pelo Papa Francisco aos jovens voluntários no final da JMJ Lisboa 2023: «que o serviço prestado por vós nesta Jornada Mundial da Juventude seja a primeira de tantas ondas de bem; cada vez sereis levados mais alto, mais perto de Deus, e isto permitir-vos-á ver duma perspetiva melhor o vosso caminho”, lê-se na nota enviada hoje ao EDUCRIS.

A Peregrinação Interdiocesana de Adolescentes inspira-se “nessa imagem apresentada pelo Santo Padre para proporcionar o aprofundamento da identidade cristã e envolver os adolescentes na onda de alegria e fé, experimentada na JMJ Lisboa 2023”.

“Queremos que seja um momento de agradecimento pelo caminho percorrido pela catequese dos adolescentes em torno do projeto “Say yes” e da experiência da JMJ”, lê-se.

Com a presença confirmada de D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, os adolescentes iniciam uma caminhada de cinco quilómetros até ao santuário saídos de “onze pontos diferentes” denominados “com nome de uma praia das dioceses onde se pratica surf. Estas caminhadas serão animadas por diversas equipas de animação ao longo do percurso”.

Uma vez no santuário mariano os mais novos participam num concerto da banda Missio seguido de um percurso no Santuário sob o tema «Fátima, mensagem de amor e de paz».

“Cada grupo participante percorre o Santuário de Fátima, conhecendo alguns dos seus lugares mais significativos. O percurso é feito de forma livre, não havendo uma ordem obrigatória de passagem nos postos. Em cada um dos pontos de paragem haverá um código QR, que dará acesso à tarefa a realizar naquele local”, desenvolve a organização.

O dia termina com a Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa e seguido de Terço e Procissão de velas.

Educris|14.02.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades