Algarve: «Queremos que esta Quaresma seja apelo a uma paz duradoira», padre Pedro Manuel

Responsável apresentou, na rede social Facebook, a campanha de caminho quaresmal para a Diocese do Algarve

«No Monte das Oliveiras com Jesus» dá o mote para a Campanha de Quaresma do Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA) do Algarve.

“Esta proposta pretende ser uma continuidade do Advento, mas com os rasgos habituais do tempo de Quaresma. Com este título queremos fazer dela uma proposta de caminho no deserto da existência de cada um visitado pela esperança da Páscoa”, explicou o padre Pedro Manuel, diretor do SDCIA do Algarve.

Ao longo de sete semanas as comunidades algarvias são desafiadas a “recuperar o simbolismo a oliveira, como sinal da paz, e que nos deu tantos frutos de reflexão e oração o longo do tempo de Advento”.

“Queremos que o nosso coração sintonize com o coração de Jesus e permita uma metanoia, recomeçando quantas vezes seja necessário. Assim é a fé: um caminho de esperança que nasce de uma cruz fecunda que deu lugar à vida que não tem fim”, desenvolveu.

Para o sacerdote a proposta de caminho Quaresma “convida-nos a fazer do monte das oliveiras um lugar de encontro, motivados pela mensagem do Santo Padre, para que cada momento possa ser oportunidade de fazer florescer a paz acompanhados pela oliveira”.

A proposta «No Monte das Oliveiras com Jesus» é levada à comunidade cristã no “momento do pós-comunhão”, com uma “reflexão adaptada da mensagem do Papa Francisco para a Quaresma” e acompanhada por uma “frase/prece que poderá se replicada no espaço da catequese e em família”.

“Desejamos que esta Quaresma, infelizmente em contexto de guerra, seja apelo a uma paz duradoira e que quer acontecer em cada vida”, completou.

Educris|06.02.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades