Webinar: «No aprofundamento mistagógico o grupo é fundamental», padre Rui Alberto

Iniciativa online apresentou o novo material catequético para a catequese e apelou a um acompanhamento ao estilo de “Jesus no episódio de Emaús”

O padre Rui Alberto, da Salesianos Editora, orientou hoje um webinar sobre o «Tempo de Aprofundamento Mistagógico», o terceiro tempo do «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias».

“Este tempo do Aprofundamento Mistagógico destaca a importância do grupo e faz dos adolescentes verdadeiros protagonistas no percurso catequético”.

Perante quase cinco centenas de catequistas o especialista apresentou o primeiro material catequético, denominado «Viver os Sacramentos (AM3)», que já está disponível nas livrarias diocesanas.

“A proposta passa por trinta encontros anuais divididos em blocos de dez catequeses. Quisemos dar diferentes tonalidades a cada um destes blocos sempre com a sequência ‘Festejar, Reconhecer, Interpretar a Palavra, Oração, Escolher e Projeto’, e que corresponde ao antigo 7º ano”, explicou.

O novo recurso, que é o primeiro da coleção Emaús, vai operacionalizar o Itinerário publicado pela Conferência Episcopal Portuguesa em abril de 2022.

“Talvez sejamos a primeira igreja particular a traduzir para um documento local as intuições do Diretório para a Catequese e a avançar para uma mudança, não só de materiais para os catequizandos e catequistas, mas do próprio paradigma de fazer catequese”, sustentou.

Emaús: Aprender da pedagogia de Jesus

Inspirados pelo episódio bíblico dos ‘discípulos de Emaús’ as duas editoras católicas, Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã e Salesianos Editora, uniram esforços para a produção de materiais atuais para os quatro tempos de catequese previstos no documento orientador.

“Emaús, é o nome desta coleção. Escolhemos este nome pela experiência de Jesus no encontro com aqueles discípulos. A sua pedagogia inspira-nos a fazer catequese. Se repararmos na cena Jesus aproxima-se, respeita o nosso caminho e troca palavras com eles. Os discípulos, de costas voltadas para Jerusalém afirmam que lhes ‘arde o peito’ e só no partir do pão o reconhecem tornando-se missionários de outros. Queremos trazer isto para a nossa catequese, hoje”, desenvolveu.

Numa altura em que se multiplicam pelo país as formações e o percurso «Ser Catequista» o responsável considerou ser fundamental uma catequese “mistagógica” capaz de “gerar verdadeiros discípulos de Jesus”.

“Queremos catequistas bons, santos, supercompetentes, que conheçam a doutrina e que dominem as técnicas, mas, e sobretudo, que sejam aqueles que acompanham e que testemunham o seu encontro com Jesus fazendo pontes entre a fé e a vida”.

A formação pretendeu fornecer instrumentos didáticos aos catequistas para melhor rentabilizar este recurso catequético «Viver os Sacramentos», que corresponde ao terceiro percurso do «Aprofundamento Mistagógico).

Novos materiais disponíveis em julho

Para o verão as duas editoras contam ter editados e publicados o AM4 («Viver na amizade com Cristo») para o 8º ano de catequese e o DM1 e DM2, correspondentes aos 10º e 11º anos de catequese.

 Educris|05.02.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades