Braga: Arciprestado de Vila Nova de Famalicão dinamiza projeto de formação contínua

Iniciativa dirige-se “a todos os cristãos” do arciprestado e quer ser “marca do caminho para a Páscoa”

O Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, na Arquidiocese de Braga, apresentou recentemente o projeto de formação «reForma-te».

“Este pretende ser um projeto sistematizado e organizado, coerente, capaz de possibilitar uma formação contínua no Arciprestado, destinado a todos os cristãos, particularmente aos agentes de pastoral”, revelam os organizadores citados pelo Departamento Arciprestal da Comunicação Social.

Catequistas, membros do Corpo Nacional de Escutas, Grupos de Jovens, Ministros Extraordinários da Comunhão, Leitores, Conferências Vicentinas, Grupos Sinodais, entre muitos outros vão ter a oportunidade de participar “em diversas formações ao longo do ano pastoral” com “diferentes graus de profundidade e sempre com pedagogias ativas”.

“O «reForma-te» visa novas formas, procurando dar resposta a estes novos tempos, mas sempre na fidelidade ao mesmo caminho, apostando em pedagogias ativas e alinhando os conteúdos e os métodos às necessidades dos públicos-alvo”, aponta o padre Francisco Carreira, arcipreste de Vila Nova de Famalicão.

Ainda durante o mês de dezembro, com início no próximo dia 27, o padre Pablo Lima, biblista da Diocese de Viana do Castelo, vai dinamizar a formação «Introdução às Sagradas Escrituras» em formato online, “com exceção da primeira sessão”.

O curso conta com 7 sessões que se realizam todas as quintas-feiras até 7 de fevereiro de 2024.

A 15 de janeiro de 2024 a proposta formativa aprofunda a «Espiritualidade Cristã», em modo presencial, no Centro Pastoral de Santo Adrião, em Famalicão.

“Este é um projeto formativo acessível a todos, com ofertas de diversos níveis de dificuldade, procurando ir ao encontro de todos os que sintam a necessidade, a vontade e a missão de partilhar experiências, enriquecer perfis de serviço, renovar práticas e cooperar para o caminho da Igreja Sinodal”.

A organização espera que o «reForma-te» seja “uma importante ferramenta que nos ajude a percorrer, «juntos», o «Caminho de Páscoa» a que nos propomos no âmbito da nossa Arquidiocese de Braga”.

Imagem: Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Educris|21.12.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades