Bragança-Miranda: Retiro de catequistas foi ocasião para «renovar a fé»

61 catequistas participaram no «retiro de Advento» dinamizado pelo Secretariado Diocesano da Catequese

O Santuário do Imaculado Coração de Maria, nos Cerejais, diocese de Bragança-Miranda, acolheu o retiro para os catequistas daquela diocese sob o tema «De olhos fixos em Jesus, autor e consumador da fé».

Promovido pelo Secretariado Diocesano da Catequese (SDC) marcaram presença 61 catequistas que escutaram padre Sérgio Pêra, assistente espiritual do SDC analisar o tema «De olhos fixos em Jesus, autor e consumador da fé».

“Desde o acolhimento, dinamizado pelos catequistas mais jovens, até à reflexão, este foi um convite a reavivar o dom da fé, partindo da experiência pessoal de cada um e do encontro com Cristo”, explica o SDC em comunicado.

Partindo da ideia “de encontro com Cristo” como “de importância vital” os catequistas realizaram a dinâmica da «nuvem de testemunhas» onde tomaram consciência de “todos os que nos precederam na fé”.

“A fé necessita duma companhia para nos educar, a nossa fé só é deveras pessoal, se for também comunitária, tornando-nos assim companheiros de viagem nesta caminhada”, desenvolve a missiva.

Ao longo dos dias, e em vários momentos “foi dado especial enfâse à missão/vocação a que todos os catequistas são chamados e enviados” e que passa por ser “testemunhas credíveis do Amor de Deus”.

“Tivemos, ainda, um tempo de deserto, em que cada um escutou no silêncio do seu coração a forma como o Senhor o interpela, tendo podido partilhar depois esta experiência com todo o grupo”.

O dia terminou com a celebração da Eucaristia.

“Este retiro foi ocasião de crescimento para os catequistas da diocese, crescer juntos e partilhar o caminho é essencial para se sentir pertença de uma comunidade de fé e renova o entusiasmo para a missão evangelizadora dos catequistas desta diocese”, completa.

Imagem: Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais

Educris|07.12.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades