Bragança-Miranda: «Os catequistas sabem da importância do encontro com Cristo», afirma Ivone Calado

61 catequistas participam no retiro de advento

Ivone Calado alegrou-se hoje com a forte adesão dos catequistas de Bragança-Miranda ao retiro promovido pelo Secretariado Diocesano da Catequese.

“É um claro sinal de que as pessoas estão disponíveis e ansiosas por momentos de formação e reconhecem que estes são oportunidade para estar consigo mesmos, com os outros catequistas e fazer comunidade”, afirma a responsável do SDEC em declarações ao EDUCRIS.

Num momento agrícola sensível – no nordeste transmontano é tempo da ‘apanha da azeitona’ – Ivone Calado não tem dúvidas em afirmar que o ‘sim’ dos catequistas a esta proposta prende-se com o “necessário encontro com Jesus Cristo”.

“Estamos em época de apanha da azeitona e muitas pessoas estão envolvidas nesta atividade fundamental na região. Ainda assim tem consciência clara que como catequistas necessitam de ter momentos fundamentais de encontro com Jesus Cristo de modo a levá-Lo aos mais novos”, desenvolve.

Recentemente nomeada como responsável diocesana da Catequese Ivone Calado dá conta da importância dos secretariados diocesanos de catequese “criarem estas e outras oportunidades” de modo a que os catequistas “se integrem e possam progredir no seu caminho pessoal e na sua missão de acompanhar os mais novos”.

A 1 de dezembro, a partir das 9h30, as seis dezenas de catequistas encontram-se pela manhã no Santuário do Imaculado Coração de Maria, em Cerejais. Às 10h00 acontece um momento de oração seguido de uma conferência sobre o tema «De olhos fixos em Jesus», sob orientação do padre Sérgio Pera, reitor da Basílica de Moncorvo e assistente espiritual do Secretariado diocesano da Catequese.

Das 11h30 às 12h30 os participantes realizam “um tempo de deserto e de partilha” que termina com o “almoço de confraternização entre todos os participantes”.

O retiro termina, às 14h30, com a Eucaristia.

Em janeiro nova formação a distância

Fazendo uso das novas tecnologias, o SDC prepara já uma ação de formação em parceria com a Comissão para a Proteção de Menores e de Pessoas Vulneráveis.

“Esta formação resulta de uma necessidade e de um imperativo que é o de formar os nossos catequistas para uma cultura do cuidado pelos menores e pelos adultos vulneráveis”, revela Ivone Calado.

Para a responsável é fundamental que “todos tenhamos a mínima formação na área para bem daqueles a quem servirmos. Sendo a catequese um espaço com muitas presenças é essencial dar a conhecer, informar e prevenir”, completa.

Imagem: Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais

Educris|28.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades