Porto: «Caminhada do Advento» lembra a cidade de Belém e desafia a rezar pela paz

«Vamos com Alegria. Vamos todos a Belém» é o tema da proposta que desafia a Diocese do Porto a “caminhar juntos, procurando, na diversidade de contextos eclesiais e pastorais, uma sintonia de propósitos e de metas”

A cidade de Belém, lugar onde nasceu Jesus, é a “meta” do caminho de Advento que a Diocese do Porto acaba de lançar e que se prolonga até Batismo do Senhor.

“A equipa de coordenação para o triénio pastoral oferece esta proposta a todos os diocesanos do Porto para que possamos caminhar juntos, como um só Corpo, no mesmo Espírito, fazendo, ao longo dos tempos litúrgicos que vão do Advento ao Batismo do Senhor, um caminho conjunto na alegria, na alegria messiânica, na alegria que vem do Senhor, na alegria suscitada pela sua proximidade, pela sua vinda”, lê na «Proposta Pastoral de Advento e Natal 2023».

Subordinada ao tema «Vamos com alegria. Vamos todos a Belém», a proposta evoca Belém, e a Palestina para trazer ao nosso coração o desejo e a prece pela Paz na Terra Santa”.

“Sugerimos que, junto do Presépio, se coloque alguma imagem, foto, mapa ou outro elemento identificativo, que sinalizem a cidade de Belém, atualmente em território sob a autoridade palestiniana”, lê-se no documento.

Partindo “tríplice sugestão que o Papa Francisco nos deixa a respeito da elaboração de uma homilia” a diocese propõe em cada semana do Advento “uma frase, uma atitude pessoal e uma ação pastoral”, a todos os cristãos do Porto.

“Fazer uma visita a um idoso, doente, ou a alguém distantes; celebrar o Natal em Família, ou provocar o sorriso a uma grávida”, são apenas alguns dos desafios da proposta da diocese do Porto.

O símbolo deste ano “insinua o esboço de um sorriso, com um risco curvo na base, e a alegria é o sentimento que marca o ‘caminhar juntos’ que a proposta pretende espoletar”, desenvolve.

Natal Solidário

Em termos pastorais o «Vamos com Alegria. Vamos todos a Belém» desafia as comunidades cristãs a “preparar um postal, uma imagem, um vídeo, com uma Mensagem de Natal” e a “promover na comunidade ações de partilha solidária, em ordem à beneficência social, que ultrapasse a quadra de Natal”. Para o Dia 1 de janeiro, onde se assinala a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus o convite passa por promover “uma vigília de oração pela paz”.

Educris|21.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades