Algarve: Campanha quer formar «construtores da Paz»

Iniciativa prepara Advento e Natal vai sensibilizar as comunidades cristãs do Algarve para a importância da paz

O Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência do Algarve acaba de disponibilizar a campanha «Construtores de Paz» com a qual desafia os catequistas, pais e catequizandos, a serem “atores da construção da paz em si mesmos, na sua rua, comunidade e lugar”.

“Queremos propor para este Advento, uma campanha centrada no valor da paz e na forma como podemos construí-la na nossa vida de todos os dias e também nesta dimensão da catequese”, explicou, na passada sexta-feira o padre Pedro Manuel, diretor do SDCIA.

Num direto na rede social Facebook, o responsável lembrou “um mundo martirizado pelas guerras” e desafiou os catequistas a “promover catequeses que sejam promotoras, construtoras e anunciadoras da Paz!”.

“Como construtores da Paz queremos oferecer a Jesus o que o nosso coração tem de melhor para a construir. Isso faz com que esta campanha não se reduza à sala de catequese, mas convide a uma caminhada comunitária, familiar e pessoal”.

A proposta decorre do primeiro domingo do Advento, 3 de dezembro, ao Dia Mundial da Paz, 1 de janeiro, incluindo os dias de Natal e de Ano Novo.

“Em cada domingo oferecemos um presente Àquele que é a nossa paz, a Jesus numa dinâmica que pode partir mesmo da imagem visual de um presente/caixa de onde sairá uma surpresa para cada semana”, desenvolveu.

O responsável evocou diversos conflitos armados, que hoje decorrem um pouco por todo o mundo, e apelou a “gestos concretos de paz no dia a dia”.

Partindo da dinâmica da ‘oliveira’, árvore que evoca biblicamente a paz e a concórdia, o SDCIA pretende que se vão colocando, à sua volta, “presentes”.

“A colocação desta árvore deve ser visualmente localizável na igreja, ou junto do altar ou no local onde se montará o presépio da comunidade. Em cada semana, no ato penitencial, no início da homilia ou no [momento] pós-comunhão, podem fazer-se os gestos que se indicam ou apenas alguns deles, conforme a opção e o ritmo de cada paróquia”, apelou.

Ao longo das semanas vários símbolos marcam visualmente o lugar da árvore: no primeiro domingo, o coração; no segundo, uma vela; no terceiro, um smile (um rosto sorridente utilizado nas redes sociais); no quarto, um envelope; no Dia de Natal, uma manjedoura; e no Dia de Ano Novo, uma pomba.

“A simplicidade da campanha convida a que o símbolo seja decorado, sobretudo, com as nossas palavras e com o sentido que lhe queremos dar”, convidou.

Em cada domingo os participantes são convidados a “uma pequena reflexão que pode ser para o início da Eucaristia ou para o momento da campanha, uma oração que pode acompanhar o gesto ou o abrir da caixa com o presente”.

Campanha solidária

Num momento em que os bispos portugueses alertam para as “situações difíceis em que vivem muitas famílias”, o SDCIA desafia os fiéis, em cada comunidade, a “oferecer um bem alimentar não perecível para o serviço paroquial de apoio aos mais cadenciados” e a “comprar uma vela da Cáritas para ajudar a campanha ‘Dez Milhões de Estrelas’”. No terceiro domingo a proposta passa por “visitar um doente ou um idoso durante essa semana” e no quarto “escrever uma carta a Jesus e convidá-lo para vir a nossa casa e ao nosso coração”.

A partir da próxima semana os catequistas podem “encomendar ao SDCIA a Oliveira” para o início do Advento.

“As comunidades têm a liberdade suficiente para ajustar a campanha à sua realidade. Esta é uma proposta que nos convida a todos a vivermos em sintonia este mesmo ideal”, completou.

Em anexo encontra toda a proposta para este Advento 2023/2024.

Educris|20.11.2023


Anexos:

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades