Açores: «Guiados por uma Estrela» é tema da caminhada de Advento e Natal

Percurso para catequistas, famílias, crianças e adolescentes, desafia a “gestos concretos” em temos de “escuridão e incerteza”

Serviço Diocesano para a Evangelização, Catequese e Missões, numa parceria entre a sede de Angra e a Delegação do Serviço, sediada em São Miguel, propõe uma Caminhada para o Advento e Natal inspirada no sinal da Estrela.

“A estrela tem um múltiplo significado, quer no plano espiritual, quer no plano humano. A estrela tem como significado a busca da perfeição ou, a presença da perfeição, também simboliza a proteção, a esperança e o divino”, apontam os organizadores em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Em cada dia a proposta «Guiados por uma Estrela» aprofunda “um verbo para o caminho” que “inspirado na Liturgia da Palavra procura desafiar a gestos concretos, que irão fazendo irradiar a luz do Senhor nas comunidades, nestes tempos de tanta escuridão e incerteza”, desenvolve.

“É um redescobrir a esperança na Estrela de Belém. A Estrela vai-se construindo, celebração a celebração. Com ela também se há-de ir construindo o nosso interior, para uma celebração mais luminosa, interiormente, do Mistério do Natal do Senhor”, explicam.

O símbolo da Estrela pode ser “explicado através dos textos” em momento “oportuno na Eucaristia” cabendo a “cada presbítero e catequistas” a definição da “ocasião mais oportuna para o gesto simbólico da construção da Estrela, acompanhada na leitura do texto”.

“Convém tentar integrar os diversos grupos de catequese ao longo de cada tempo da Caminhada, para que todos se sintam incluídos e envolvidos na mesma”, completam.

Os interessados podem ter acesso a toda a Caminhada «Guiados por uma Estrela» AQUI

Fotografia: Foto de Benjamin Muntz na Unsplash

Educris|16.11.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades