São Miguel: 150 catequistas realizaram percurso «Ser catequista»

Catequese diocesana vai levar formação inicial de catequistas a mais duas ilhas

O padre Carlos Simas considera que foi uma “aposta ganha” a iniciativa que juntou 150 catequistas na ilha de São Miguel no percurso «Ser Catequista”.

“Esta foi a primeira vez que realizámos este percurso aqui em São Miguel e foi uma experiência muito positiva como se constou nos comentários dos vários catequistas presentes na mesma”, afirmou o sacerdote em declarações ao portal Igreja Açores.

A iniciativa, que se realizou de 6 a 12 de novembro, faz parte da “aposta deste ano catequético” do Serviço Diocesano de Apoio à Evangelização, Catequese e Missões (SDAECM) de Angra.

“Estamos conscientes do grande desafio dos próximos tempos que será o de levar por diante o novo itinerário para a catequese, onde tantos catequistas, crianças, adolescentes, famílias e comunidade, são o alvo de um processo de catecumenato que leva à conversão pessoal e comunitária, por um lado e, ao compromisso pessoal e comunitário, por outro”, explicita o responsável.

Entre outras atividades o SDAECM apresentou já “algumas linhas da caminhada do advento que está a ser preparada em sintonia com o Serviço Diocesano” e prepara, para dia 3 de dezembro, na ouvidoria de Lagoa, o «Dia do Catequista».

“Há, de facto, uma sede de uma certa parte dos nossos catequistas, em se manterem atualizados, mas o ideal, é que esta sede chegue e toque a todos”, revela.

O percurso «Ser Catequista», o primeiro momento formativo para os catequistas, vai ser realizado, em janeiro e abril na ilha Terceira (de 15 a 18 de janeiro), e a 29 de abril a 3 de maio na ilha do Pico.

Educris|13.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades