Leiria-Fátima: Campanha de Advento evoca 800 anos do primeiro Presépio

Serviço Diocesano de Catequese apresentou «Campanha de Advento» para a Catequese

Foi há 800 anos que São Francisco de Assis apresentou, em Gréccio, na Itália, a primeira representação do Presépio. A cena do nascimento de Jesus rapidamente se divulgou por todo o território europeu tornando-se uma das marcas mais significativas desta época do ano.

Para assinalar este aniversário Serviço Diocesano de Catequese propõe uma campanha de Advento e Natal com as crianças e adolescentes da Catequese, acompanhada “pela Carta Apostólica que o Papa Francisco escreveu no ano de 2019, com o título Sinal Admirável, sobre o significado e valor do Presépio”.

“Queremos que esta caminhada seja realizada em cada casa, desde logo pela construção do Presépio em Familia. Olhando para o múltiplo legado de São Francisco de Assis desafiamos as famílias a contruir um Presépio original, realizado com materiais reciclados, marcando a preocupação ecológica, para a qual o Papa Francisco tanto tem alertado, como mostra a Encíclica Laudato si (2015) e, mais recentemente, a Exortação Apostólica Laudate Deum (2023)2, explica o padre José Henrique Pedrosa, diretor do SDC ao EDUCRIS.

O Serviço diocesano apresenta, ainda, a possibilidade de “conforme as circunstâncias, o Presépio poder ser construído progressivamente nas celebrações comunitárias da Eucaristia”.

Para as eucaristias e celebrações em comunidade a proposta apresenta “orações para o acender das velas da Coroa de Advento” bem como “preces para a Oração Universal e a mensagem a partilhar em cada semana”.

“As comunidades podem contar com uma breve cerimónia para a partilha da Luz da Paz de Belém e para a bênção das imagens do Menino Jesus”, desenvolve.

Para os encontros semanais de catequese, que vão decorrer neste período de advento/natal, a proposta apresenta “indicações aos catequistas” no sentido de “motiva mais novos na realização destas ações em famílias”.

“Os grupos poderão também fazer, em grupo, um presépio com materiais reciclados, e promover-se uma mostra/concurso de Presépios da Catequese”, reforça.

Para conhecer toda a proposta do SDC de Leiria-Fátima aceda AQUI

Educris|10.11.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades