Fátima: Catequistas analisam o novo «Itinerário» para o Setor

Iniciativa realiza-se este fim de semana e vai “aprofundar o conhecimento” dos agentes de catequese sobre o “documento estrutural da catequese em Portugal”

Fátima acolhe, nos dias 21 e 22 de outubro, a edição deste ano das Jornadas Nacionais de Catequistas.

Ao longo de dois dias mais de um milhar de catequistas, de todas as dioceses de Portugal, vão «Olhar o novo Itinerário - Iniciação à vida cristã: os alicerces da fé», tendo como referência bíblica «Estai vigilantes, permanecei firmes na fé, sede corajosos e fortes» (1 Cor16).

“Este é um sinal do Espírito Santo. Não podemos esquecer a realização da recente Jornada Mundial da Juventude. Penso que esta experiência, sentida, vivida e tocada, tocou as pessoas e levou-as a estar mais preparadas e a procurar dar as respostas necessárias”, explica ao EDUCRIS a irmã Arminda Faustino, coordenadora do Departamento de Catequese no SNEC.

Para a responsável este é um tempo de oportunidade para os “catequistas, educadores, catequizandos e famílias. Sentimos o desafio e precisamos de o agarrar”, considera.

A iniciativa, promovida pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) aprofunda o caminho de receção e divulgação do novo Itinerário para a Catequese, editado pela Conferência Episcopal Portuguesa em 2022.

“Precisamos de olhar o novo Itinerário. Estas Jornadas vêm na sequência da Jornada do ano passado que nos abriu para as periferias onde a catequese deve fazer-se presente e fazer caminho. Temos de tomar outro rumo em conjunto. O próprio diretório, aprofundado o ano passado, ajudou a refletir sobre a necessidade de mudança. Precisamos de mudar a mentalidade, voltar ao coração. Fazer a experiência de encontro com Jesus e partilhar”, explica a responsável.

Num momento em que “já foram distribuídos alguns milhares de exemplares pelos catequistas” e “muitas dioceses foram realizando ações de formação para dar a conhecer o novo Itinerário”, as Jornadas Nacionais pretendem “debruçar-se acerca do modo mais prático de como fazer esta iniciação cristã e procurarmos juntos as raízes da fé para pensarmos, rezarmos e levar à ação”, desenvolve a responsável.

Com um novo paradigma para a transmissão da fé, que colocou a catequese na ‘linha da frente’ da nova evangelização da Igreja, o Itinerário procura “estruturar a transmissão da fé adequando-se às novas realidades”.

“O evangelho é sempre o mesmo. Mas as realidades para as quais somos enviados são distintas hoje do que foram e do que hão-de ser. Hoje a catequese insere-se na Nova Evangelização e precisamos de iluminar muitas realidades que estão distantes da Igreja e de Jesus”, insiste a irmã Arminda Faustino.

Com cerca de 1100 catequistas inscritos o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) necessitou de “readequar a oferta dos espaços para a todos acolher bem”.

“A procura dos catequistas por esta formação representou um desafio para o SNEC de modo a podermos acolher bem todos os catequistas que vão participar”, explica a EDUCRIS Fernando Moita, secretário da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e diretor do SNEC.

Para o responsável a “divida para com os catequistas é muito grande” e isso exige “uma preparação cuidada”.

“Vamos acolhê-los o melhor que podemos. São eles a presença da Igreja junto das crianças, adolescentes e jovens. O grande grupo ficará no centro Paulo VI e outros dois grupos no Centro Catequético de Fátima e no auditório do Sagrado Coração de Maria”, desenvolve.

Em todas as salas os catequistas estarão conectados, através de transmissão televisiva, e com possibilidade de questionar os conferencistas, nos vários momentos dos trabalhos.

Programa das Jornadas

As Jornadas iniciam-se a 21 de outubro, no salão do Bom Pastor, Centro Catequético de Fátima e auditório do Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Fátima, com a intervenção do padre Juan Carlos Carvajal Blanco, presidente da Associação de Catequetas de Espanha e Diretor do Departamento de Evangelização e Catequese da Universidade Eclesiástica São Dámaso), que analisa o tema «A Catequese na nova etapa da Evangelização», a partir das 10h30.

Segue-se, pelas 12h00, a conferência «As grandes intuições do Itinerário» trazida aos trabalhos por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Após o almoço os catequistas vão aprofundar «Tempo a Tempo» o próprio Itinerário com o auxílio da equipa que ajudou a criar a nomenclatura da catequese. «Despertar da Fé» é trazido pela Isabel Martins, a «Iniciação à Vida Cristã», com o padre Paulo Alves, o «Aprofundamento Mistagógico», com o padre José Henrique Pedrosa» e o «Discipulado Missionário», com o padre Manuel Queirós. O padre Rui Alberto, da Salesianos Editora, e a irmã Arminda Faustino dão a conhecer os «Recursos» para a catequese, a partir das 18h30.

O dia termina pelas 21h00 com a participação no Rosário e Procissão das velas na Capelinha das Aparições.

Na manhã de Domingo, dia 22 de outubro, o padre Carlos Manuel Patrício de Aquino, pároco e Coordenador Diocesano da Pastoral Litúrgica no Algarve apresenta «O lugar dos Sacramentos no Itinerário».

O encontro termina às 12h30, com a celebração da Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real e presidente da CEECDF.

Aqui no site e nas redes sociais da Educação Cristã (EDUCRIS) vai ser possível acompanhar os vários momentos da iniciativa. Durante a próxima semana as conferências, e os comentários dos protagonistas vão ser publicados no youtube.

Educris|18.10.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades