Setembro é «mês de reencontros» para os catequistas

Mais de 2 mil catequistas estiveram em formação em cinco dioceses

Bragança-Miranda, Viana do Castelo, Braga, Viseu e Coimbra foram as dioceses portuguesas que reuniram catequistas em formação no passado fim de semana.

Em mês de recomeços e reencontros, após a tradicional pausa de agosto, os vários Secretariados Diocesanos da Catequese, das dioceses portuguesas, dinamizam encontros formativos para catequistas.

Em Bragança-Miranda mais de centena e meia de catequistas estiveram reunidos, pela primeira vez, com o bispo diocesano, D. Nuno Almeida, e com a nova equipa diocesana de Catequese num encontro que decorreu em Macedo de Cavaleiros e analisou o «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias».

Ainda mais a norte, na diocese de Viana do Castelo, mais de duas centenas participaram na V Assembleia Diocesana da Catequese, na vila de Melgaço, numa iniciativa que analisou o lugar da Palavra de Deus na vida da Igreja e deixou desafios para o seu uso em contexto catequético.

Mais abaixo, na arquidiocese de Braga, mais de mil e quinhentos catequistas refletiram sobre a «Catequese e a Cultura do Cuidado», no Santuário do Sameiro.

“Foi um dia muito importante por que nos permitiu estar juntos, refletir sobre a importância da cultura do cuidado em diversos aspetos da vida do catequista em Igreja”, explica ao EDUCRIS Elmira Silva responsável pela catequese na arquidiocese de Braga.

Logo pela manhã os catequistas escutaram Sofia Marques, coordenadora executiva do «projeto Cuidar» abordar o tema do cuidado das crianças, adolescentes, jovens e adultos vulneráveis na vida da Igreja e na catequese.

“Os catequistas fizeram uma avaliação muito positiva deste momento, quer pela abordagem trazida pela responsável do «projeto cuidar» quer pelas ‘dicas’ fornecidas no sentido de se instalar uma verdadeira cultura do cuidado na catequese”, desenvolve a responsável.

Elmira Silva dá conta de que ao longo do ano a catequese arquidiocesana vai continuar a apostar na formação dos agentes de catequese de modo a criar “ambiente seguros, a todos os níveis” para “aqueles que connosco partilham a experiência de fé”.

Da parte da tarde o Dia Arquidiocesano do Catequista contou com quatro ateliers de formação, sempre com o tema do ‘Cuidado’ como pano de fundo.

“Abordámos o cuidado na família, na catequese, na Igreja e na Casa Comum com o foco de conversão ecológica de Guimarães”, completa.

Para o presente ano catequético o Departamento Arquidiocesano de Catequese tem já agendadas formações sobre o «Cuidado das crianças e jovens» em contexto catequético e quer, ainda durante o mês de setembro, completar as formações sobre o subsídio «JMJ Lisboa 2023, experiências que mudam a nossa vida», que vai animar a catequese nacional dos adolescentes dos 12 aos 15 anos, até ao final do mês de dezembro.

“Já estivemos numa formação online e queremos aprofundar e divulgar estes materiais. Os catequistas estão com vontade de abraçar o Itinerário para a Catequese e a proposta para os adolescentes vem em boa altura”, esclarece.

Mais a sul, mas ainda no centro do país, três centenas de catequistas foram convidados a “alargar a tua tenda”, numa referência ao texto do profeta Isaías e num momento de desafios para a diocese de Viseu.

“Contámos com 330 catequistas de todos os arciprestados da diocese. O dia mostrou um grupo grande de catequistas que tem grande vontade de estar juntos, de partilhar as alegrias e angústias próprias deste ministério”, explica ao EDUCRIS Abel Dias, diretor do Secretariado Diocesano da Catequese de Viseu.

«Alarga a tua Tenda» não ficou apenas como ideia e desafio, mas levou mesmos os participantes a “montar uma tenda em equipa”.

“Quisemos apresentar um desafio para realizar em equipa com todas as aprendizagens que isso comporta e com as diferentes metáforas que daí surgem”, desenvolve.

Numa altura em que a catequese de Viseu se dá conta de que “já muitos não estão connosco na catequese”, o Dia Diocesano quis “lançar questões e procurar caminhos para que os mais novos possam vir, ser acolhidos e se sintam bem na Igreja”.

Ao longo do ano a catequese de Viseu tem já preparadas diversas ações para “continuar a formar os catequistas no percurso «Ser Catequista»”, com uma aposta clara “numa cultura de cuidado” na catequese e dar a conhecer o «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias».

Ainda ontem, em Coimbra, mais de duas centenas de catequistas estiveram reunidos no Colégio de São Teotónio para analisar «O Cuidado dos menores e adultos vulneráveis» na Catequese».

Num momento de início de ano catequético o Secretariado Diocesano da Evangelização e Catequese (SDEC) da Diocese de Coimbra quis “despertar e aprofundar o tema com os nossos catequistas em colaboração da Comissão Diocesana de proteção de menores e adultos vulneráveis”.

Da parte da tarde os participantes ficaram a conhecer “alguns dos destaques da catequese para 2023/24” com destaque para a proposta «JMJ Lisboa 2023, experiências que mudam a nossa vida».

Ao longo do mês de setembro e outubro, e ainda antes das Jornadas Nacionais de Catequistas, mais Dioceses realizam encontros de catequistas em início de novo ano catequético.

Educris|25.09.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades