«Precisamos de uma alteração de mentalidades», afirma D. António Moiteiro

Bispo de Aveiro marcou presença no encontro/formação dos catequistas de Bragança-Miranda

D. António Moiteiro disse hoje ser necessária uma “alteração de mentalidade” na Igreja para que “todos se consciencializem das alterações que a catequese vive nos últimos anos e atuem em conformidade”, nomeadamente no impacto do ministério de catequista.

“Os padres, e nós igreja, não nos consciencializámos da importância deste ministério. Temos de ganhar consciência de que os catequistas instituídos estão ao serviço da Igreja diocesana e não de uma ou outra paróquia. Precisamos de mudar a mentalidade”, apelou.

Na apresentação, aos catequistas de Bragança-Miranda, do «Itinerário «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias», o também vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) aprofundou os vários documentos que a Igreja foi apresentando e centrou-se no documento orientador para a Igreja em Portugal, destacando uma “clara mudança do modelo escolar para o catecumenal”.

“O novo itinerário implica fazermos uma mudança de mentalidade. Na catequese não conta já a idade de cada um, o ano da escola, mas a adesão à pessoa de Jesus Cristo. Isto vai fazer com que os próprios sacramentos não estejam ligados a uma faixa etária, como ainda acontece, mas ao caminho de cada um, feito e discernido em comunidade, no encontro com Jesus”, apelou.

Ao apresentar os “4 tempos” propostos pelo novo documento orientador para a catequese D. António Moiteiro destacou o papel decisivo da família “na nova proposta” que recuperar “a rica tradição do catecumenado para superar um paradigma de catequese infantilizante, entrando em ritmo sinodal, para entrarmos todos”, desenvolveu.

No final da conferência o bispo de Aveiro desafiou os catequistas a “uma formação profunda e continua” tendo em vista os desafios do presente.

“A formação é hoje fundamental para os catequistas tendo em conta a própria evolução e os novos problemas éticos, e situações com que se depara a catequese, a Igreja e as sociedades”, concluiu.

No encontro/formação dos catequistas de Bragança-Miranda, promovido hoje pelo Secretariado Diocesano da Catequese, em Macedo de Cavaleiros, participam mais de duas centenas de catequistas.

Educris|23.09.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades