Bragança-Miranda: Encontro de Catequistas analisa itinerário

Catequistas reúnem-se em Macedo de Cavaleiros com Secretariado Diocesano da Catequese renovado

O Centro D. Abílio Vaz das Neves, em Macedo de Cavaleiros, acole no próximo dia 23 de setembro, um encontro de formação para catequistas. A iniciativa, que tem início pelas 10h00, conta com a preença do bispo diocesano, D. Nuno Almeida, que fará uma saudação inicial aos catequistas e apresentará a nova equipa do Secretariado Diocesano da Catequee.

Em declarações ao EDUCRIS a recém nomeada diretora deste serviço, para a Diocese de Bragança-Miranda,  Ivone Calado dá conta de uma realidade "complexa" que exige "um trabalho em equipa e uma "aposta clara na formação" destes agentes de pastoral.

"Assumo esta missão como serviço à Igreja. Como cristãos temos de servir onde e como a igreja nos pede. Existe um défice grande de formação dos catequistas e de aprofundamento da sua própria formação espiritual”.

Após as palavras iniciais de D. Nuno Almeida, os trabalhos desenvolvem-se sob o tema «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias», trazido à reflexão por D. António Monteiro, bispo da Diocese de Aveiro e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Numa extensa área geográfica, que corresponde à Diocese de Bragança-Miranda, Ivone Calado dá conta de uma realidade catequética “que funciona bem nos centros urbanos”, mas que encontra “dificuldades naturais” nos lugares e aldeias.

“Temos um território muito grande e com grande défice populacional. Existem lugares, sobretudo nos lugares e nas aldeias, onde a presença da catequese é residual ou inexistente uma vez que escasseiam os mais novos”, explicita.

“Ir ao encontro” e “dar rosto” à catequese

A partir de janeiro, e “em cada um dos quatro arciprestados”, o Secretariado Diocesano da Catequese prepara já encontros formativos para catequistas.

“Ainda é um plano em embrião, mas queremos muito encontrar-nos. Dar rosto à catequese e estimular uma cultura de encontro dos catequistas para que sintam que são acompanhados e que tem pessoas que fazem caminho com eles”, assinala a responsável.

Neste ano pastoral a Diocese de Bragança-Miranda vai já contar com “um dia diocesano do catequista” e com “dois retiros, por altura do advento e da Quaresma”, dirigidos a este agentes de pastoral.

Educris|22.09.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades