«Celebrar a JMJ Lisboa 2023»: Duas centenas e meia de catequistas conheceram proposta

Catequese nacional vai contar com uma proposta única para o primeiro trimestre do ano catequético

Chama-se «Celebrar a JMJ lisboa 2023 - Experiências que mudam a nossa vida» e esteve em análise na noite de ontem numa sessão que contou com 286 catequistas formadores de todas as dioceses portuguesas.

“Que bom podermos celebrar a JMJ Lisboa 2023. Foi uma experiência que mudou muitas vidas. Acreditamos que com esta proposta, nascida no Patriarcado e assumida pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) tantas outras vidas se deixarão tocar pela JMJ”, começou por afirmar o professor Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Para o responsável os novos recursos, que vão ser usados pelos adolescentes entre os 12 e os 15 anos de idade até ao final deste ano civil, pretendem ser ajuda a que “cada um continue no encontro do encontro pessoal com Jesus e outros se vão abeirando de Jesus que nos ama, nos quer bem e nos dá as ferramentas para sermos felizes”.

Na sessão formativa a irmã Isabel Martins, do Patriarcado de Lisboa, lembrou que a proposta “é para toda a catequese da adolescência independentemente da participação mais ou menos profunda de cada grupo na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”.

“A catequese não podia deixar de propor aos adolescentes um caminho para saborear este acontecimento, relevando a sua importância na vida dos jovens de hoje e do futuro. Por isso, nasceu o módulo catequético «Celebrar a JMJ Lisboa 2023, Experiências que mudam a nossa vida», com o qual se pretende fazer memória da JMJ e acolher os desafios lançados pelo Papa aos jovens na sua estadia em Lisboa”, explicou aos catequistas formadores.

Novas sessões formativas em formato online e presencial

Os módulos estão já à venda nas livrarias diocesanas de todo o país. Na próxima semana a equipa de redação do módulo «Celebrar a JMJ Lisboa 2023, experiências que mudam a nossa vida», realiza duas novas formações online a 19 e a 21 de setembro. Os interessados podem inscrever-se AQUI

A 23 de setembro, na Diocese de Bragança-Miranda, os catequistas reúnem-se em Assembleia, em Macedo de Cavaleiros para analisar o novo «Itinerário» para o setor e a nova proposta catequética com os adolescentes.

Em Viana do Castelo a formação vai realizar-se na próxima Assembleia Diocesana de Catequistas, que se realiza em Melgaço, a 24 de setembro. Os interessados podem inscrever se AQUI

No mesmo dia, mas em Viseu, os catequistas são desafiados a «Alargar a tua tenda» e a refletir sobre o tema. As inscrições decorrem AQUI.

Também a Catequese de Santarém promove uma formação online, a 27 de setembro, pelas 21h00, para “melhor preparar a catequese para este período até ao Natal”. Os interessados podem aceder AQUI à plataforma Zoom.

Por fim, e em Leiria, em formato presencial, os catequistas podem ficar a conhecer a metodologia e o conteúdo da proposta catequética na formação dinamizada pelo Serviço de Catequese de Leiria-Fátima.

A iniciativa realiza-se no Seminário de Leiria, no próximo dia 30 de setembro, da parte da manhã. Os interessados podem inscrever-se AQUI

Educris|16.09.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades