Porto: «Neuroeducação e catequese» é proposta formativa para catequistas

Três sessões online vão “dotar catequistas de ferramentas fundamentais na educação das crianças e jovens”

«Neuroeducação e Catequese» é o tema agregador da proposta formativa que o Secretariado Diocesano da Catequese do Porto (SDEC – Porto) apresenta para o novo ano pastoral.

“Esta formação surge na continuidade da formação «Cérebro sensível (literacia emocional na educação)» que teve lugar nas ‘XVIII Jornadas Catequéticas’, de julho passado”, explica ao EDUCRIS Isabel Oliveira, diretora do SDEC do Porto.

Para a responsável os temas da “literacia emocional e da neuroeducação” enquadram-se na ideia do Papa Francisco de uma “pedagogia da fé em ação” que é capaz de realizar “uma obra conjunta de iniciação, educação e ensino”.

“A catequese assume um papel importante na educação das crianças e jovens que lhe são confiados e, nestes tempos complexos, é o próprio Papa que nos exorta a unir esforços numa ampla aliança educativa que forme pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna”, completa.

Sob a orientação de Rita Figueiredo o programa inicia-se com a sessão «Melhorar a autorregulação emocional e a comunicação sobre emoções», a 12 e 14 de setembro de 2023, das 21h00 às 23h00 sempre na plataforma online ZOOM.

A 19 e 21 de setembro os participantes vão aprender a «Criar ambientes emocionalmente mais saudáveis», no mesmo horário e em nova sessão online.

A iniciativa formativa termina a 16 de novembro, de novo entre as 21h00 e as 23h00, com o tema «Entender melhor os adolescentes -Processos cognitivos e emocionais».

Os interessados podem inscrever-se através do email [email protected]

Educris|12.09.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades