Curso Geral é «oportunidade para crescer e aprofundar» a arte de ser catequista

Iniciativa decorreu em Fátima e voltou à modalidade presencial

O Centro Catequético de Fátima organiza, há 45 anos, o «Curso geral» para Catequistas, em regime intensivo, na penúltima semana de agosto. Neste ano, e em ano de ‘recuperação da modalidade presencial, interrompida pela pandemia covid-19, participaram mais de meia centenas de catequistas.

“Contámos com 51 pessoas, no total, a maioria vinda de casas de formação de religiosas e catequistas do Porto, Lisboa, Bragança e Portalegre-Castelo Branco”, explicou ao EDUCRIS a irmã Raúla Margarida.

Num balanço “necessariamente positivo” quer pelo “ambiente que se cria” quer pelas “diferentes aprendizagens que proporciona” a religiosa recordou anos com ainda maiores participações.

“Este foi um ano atípico. Após o Covid-19, após as JMJ Lisboa 2023 e numa altura em que muita gente está de férias. Já aqui tivemos anos em que participaram bem mais de uma centena de catequistas”, desenvolve.

Dividido em “dois anos diferentes”, um em que se aprofundam os temas da «Catequética e da Pedagogia da Fé” e outro em que se reflete acerca da “Psicologia e da Bíblia”, o Curso Geral é realizado em Fátima numa parceria entre as Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus e o Serviço de Catequese de Leiria-Fátima.

“É um ano diferente, mas nem por isso menos rico. Contámos com muitas religiosas, de diferentes latitudes, o que nos permitiu realizar uma formação que mostra bem a universidade e a riqueza da Igreja, disse o EDUCRIS o padre José Henrique Pedrosa, responsável pela Catequese de Leiria-Fátima.

Numa semana de trabalho intensivo os catequistas “tem maior disponibilidade para aprofundar e refletir sobre as diferentes temáticas”, o que permite “uma partilha muito rica quer em termos celebrativos quer no convívio que se gera”, considerou.

No próximo ano o «Curso geral Intensivo» vai realizar trazer à reflexão a “Doutrina e a Psicologia”.

“Teremos, naturalmente, e a partir do Diretório e do Itinerário, de ir introduzindo novidades nesta área da formação. Está já pensado um ‘novo currículo’ formativo para os catequistas que vai ter de ter em conta os desafios trazidos também pelos novos materiais”, sustentou o responsável.

Educris|31.08.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades