Viseu: Catequistas desafiados a «alargar a Tenda»

Iniciativa vai realizar-se em Torredeita e reunir os catequistas da Diocese de Viseu

«Alarga a tua Tenda» é o tema do encontro de Catequistas que ao Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) de Viseu realiza na tarde do dia 24 de setembro de 2023.

“O primeiro objetivo deste encontro é congregar os catequistas diocesanos, vindos de toda a diocese, para lançarmos o ano pastoral e catequético”, explica ao EDUCRIS Abel Dias, diretor do SDEC de Viseu.

Para o responsável “os novos desafios da catequese atual” só se podem efetivar “tornando os catequistas protagonistas da mudança” e não apenas “destinatários de algo que lhe é dado, mas não os envolve”.

“Vamos apresentar aos catequistas o novo subsídio para a catequese dos terceiros e quatro temos o Itinerário e aprofundar o próprio Itinerário, ainda recente na nossa realidade”, adianta.

Com início marcado para as 14h00 na localidade de Torredeita, “lugar central na Diocese”, a iniciativa vai desafiar os catequistas a “alargar a tenda de cada um e das comunidades”.

“Queremos muito entrar nesta dinâmica. Para isso temos de tomar consciência da necessidade de nos desinstalarmos e de alargarmos a ‘tenda’ que é uma imagem muito bíblica e bela para a educação cristã”, desenvolve.

Os catequistas da diocese de Viseu vão entrar “em dinâmicas de grupos” com “tendas físicas e puzzles para realizar em conjunto de modo a criar toda a envolvência para o encontro”, completa.

 

Educris|14.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades