Fátima: Responsáveis da Catequese apresentam «pós JMJ» e «cuidado dos menores»

Reunião dá a conhecer “caminho a percorrer na formação de catequistas e os novos materiais” para este setor da Educação Cristã

Os responsáveis diocesanos pela Catequese reúnem amanhã, em Fátima numa reunião de trabalho que vai “avaliar o ano catequético” e “lançar as propostas para a catequese no pós Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

“Antes de qualquer outra coisa queremos estar juntos por que na catequese o caminho só se pode fazer em conjunto, como discípulos. Este encontro vai apresentar uma proposta de catequese, para os adolescentes no período pós JMJ Lisboa 2023”, explicação EDUCRIS a irmã Arminda Faustino, coordenadora da Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

«Celebrar a JMJ lisboa 2023 - experiências que mudam a vida» vai ser a proposta da catequese nacional para os adolescentes dos 12 aos 15 anos, que compreende “o tempo do aprofundamento mistagógico e o discipulado missionário”.

“Independentemente do grau de envolvimento de cada um a JMJ representa um acontecimento indelével na vida da Igreja portuguesa. Queremos, com esta proposta partilhar e celebrar a experiência de eclesialidade que é a JMJ e que a todos vai tocar. Tivemos, durante os últimos quatro anos, uma proposta de caminho, com o ‘Say Yes’- aprender a dizer sim’. A própria passagem dos símbolos pelas dioceses tocou e ‘mexeu’ com a catequese e foi envolvendo muitos catequistas e catequizandos. Com esta proposta queremos olhar para estas experiências de igreja alargada e permitir fazer eco e memória desta experiência de vida nova no Espírito”, desenvolve.

Nos últimos anos a aposta “clara e real” na catequese da adolescência, agora denominada de ‘tempo 3 e 4’, é consequência “da reflexão que temos feito acerca de uma faixa etária tão rica e desafiante”.

“Vamos percebendo que é um desafio grande a transmissão da fé nestas idades. Com o Say yes fizemos um ensaio ao «dizer sim» e queremos agora contemplar e aprender de novo para que ajudemos os adolescentes a abrirem-se e a serem capaz de contribuir na construção de um mundo novo”, garante.

Para janeiro de 2024 o tempo do aprofundamento mistagógico e o discipulado missionário vão contar com novos materiais catequéticos resultado do trabalho entre o SNEC, a Salesianos Editora e o grupo de trabalho do Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias.

“É um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e que envolve todos. Os novos recursos catequéticos estão quase a chegar, e queremos partilhá-los com os secretariados diocesanos de forma a que todos tenham uma voz e um contributo para os mesmos”, explica.

Cuidado dos menores e dos adultos vulneráreis em contexto catequético

Presente na sessão de trabalho vai estar Rute Agulhas, coordenadora do grupo Vita, um serviço que pretende acolher, escutar, acompanhar e prevenir as situações de violência sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal”.

“Este é um encontro que acontece naturalmente. As crianças os adolescentes os jovens e os adultos vulneráreis são a prioridade da catequese e a ligação ao grupo Vita vai permitir aprender mais, adotar um olhar com profundo respeito e com as ferramentas necessárias para antecipar, prevenir, e acompanhar com maior qualidade os que precisam”, completa.

Da agenda de trabalhos destaque, ainda para as questões da ‘formação fundamental’ e da preparação da Semana Nacional da Educação Cristã e das Jornadas Nacionais de Catequistas 2023.

Esta é a primeira reunião entre o SNEC e os secretariados diocesanos da catequese onde marca presença D. António Augusto Azevedo, que tomou posse recentemente como presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Educris|06.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades