Vila Real: «Queremos estar próximos dos que nos são confiados» padre Márcio Martins

Sacerdote é o novo diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã de Vila Real (SDEC)

Acolheu a nomeação, na passada sexta-feira por decreto de D. António Azevedo, bispo de Vila Real, com “naturalidade e sentido de serviço”. O padre Márcio Martins é o novo diretor do SDEC de Vila Real e afirma que a mudança faz parte de uma igreja local em transformação.

“Estou ligado há já alguns anos à catequese e o sr. D. António tem vindo a intensificar a ideia de que precisamos de trazer a igreja de Vila Real para o hoje da história. É assim que sou nomeado, juntamente com uma alteração profunda dos serviços e secretariados da Cúria de Vila Real”, revela.

Aposta na formação de adultos

Uma das primeiras notas foi a criação do «Centro Catecumenal Diocesano» para formar e acompanhar adultos que querem receber o batismo.

“Esta é uma realidade nova na Diocese. Até agora não tínhamos o hábito de ver pessoas adultas a virem à igreja e pedirem o batismo. São sinais dos tempos e queremos ter neste centro as pessoas e os recursos necessários para acompanharmos, o melhor possível, quem quer ser cristão”, explica.

Num secretariado que conta com “vários subgrupos de trabalho”, o padre Márcio Martins considera que é fundamental “dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito da receção do ‘Ser Catequista’ e do próprio ‘Diretório para a Catequese”.

“Queremos muito estar atentos e atuantes sobre o novo itinerário. Queremos responder às necessidades que este traz e ajudar na formação dos nossos catequistas para este novo paradigma de uma catequese de acompanhamento próximo e de encontro com Jesus Cristo”.

Para o departamento da catequese de crianças,adolescentes,jovens e adultos, Maria Olímpia Vicência Mairos é a nova subdiretora e coordena a comunicação. Carlos Manuel dos Reis Martins assume-se como o delegado da catequese de adultos e catecumenado. Já atentos ao novo paradigma de formação para a catequese, Lina Maria Fernandes Coelho Oliveira Aires é a delegada do Despertar religioso e catequese familiar e Sandrina Rodrigues Delgado tem como missão a Catequese juvenil. Para delegado da Catequese da Adolescência o escolhido é Rui Leonardo Assis Pinto e Maria Odete Fernandes Alves a delegada para a formação. A equipa fica completa com Marta João Cunha Martins que é a delegada para a catequese da infância.

Estar na escola para ajudar a fazer crescer

A diocese conta atualmente com duas escolas católicas, ambas na cidade de Vila Real, que servem mais de meio milhar de alunos do pré-escolar ao 12º ano. O novo responsável está convicto do “bom trabalho que se tem realizado nas instituições de ensino na diocese” e deseja que estas “possam ser um serviço da Igreja à sociedade civil”, nomeadamente chegando aos mais desfavorecidos.

Também a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) integra o Secretariado da Educação Cristã.

O novo responsável dá conta da constituição de uma equipa composta pelo “professor Paulo Magalhães, como subdiretor, e os professores Alexandre Caetano e Pedro Barroso” para “podermos responder bem aos desafios que temos pela frente” no âmbito da EMRC e da Escola Católica.

“Se olharmos para a realidades da disciplina e a colocarmos em perspetiva com o todo nacional diria que não nos podemos envergonhar. Mas queremos mais”, garante.

Assim o SDEC de Vila Real quer “estar mais próximo ser mais solicito e estabelecer relações mais profundas com os professores” procurando “estar mais presente na escola como interlocutor e para ajudar, dentro do quadro legal atual”, de modo a “estar disponível “para ajudar a resolver questões que dificultem a efetivação da EMRC nas escolas”.

“Que a EMRC esteja na escola não como uma catequese paroquial, mas seja um testemunho válido de uma educação de valores e para os valores a partir do contributo cristão à formação da Pessoa humana”, completa.

 

Educris|04.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades