Lisboa: Catequistas recebem formação sobre «proteção e cuidado de menores e adultos vulneráveis

Iniciativa decorre no próximo ano pastoral e abrange quase 6 mil catequistas

O Patriarcado de Lisboa, através da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis e o Setor da Catequese, está a desenvolver “um programa de formação destinado a catequistas e a todos os que, em contexto eclesial, lidam com crianças, jovens e adultos vulneráveis”.

“Este programa de formação, desenvolvido em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) inicia-se em setembro, e está incluído no protocolo que o Patriarcado de Lisboa estabeleceu com a APAV para 2023-2024”, lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

De acordo com os intervenientes o protocolo prevê “quatro tipos de atuação” que passam pela “formação de sensibilização para agentes pastorais; formação de formadores; formação de colaboradores das IPSS ou equiparadas; e formação para presbíteros e diáconos”, desenvolve a nota.

Para a catequese o processo de implementação de boas práticas nesta área em algumas paróquias teve início em setembro de 2022. O Setor da Catequese de Lisboa conta atualmente com um universo de 60 mil crianças e adolescentes e cerca de seis mil catequistas. A partir deste ano pastoral “a escolha destes agentes pastorais já requer a necessária análise da idoneidade dos candidatos, incluindo para o efeito a requisição do certificado de registo criminal”, completa.

Para o padre Tiago Neto, diretor do Setor da Catequese, este conjunto de ações marca um “ponto sem retorno na aplicação de medidas de proteção e cuidado, de modo que as paróquias sejam lugares onde as crianças, os jovens, as famílias e os mais vulneráveis encontrem segurança e proteção”.

O responsável salienta, ainda, que este programa formativo, embora abranja diversos âmbitos relacionados com as temáticas da violência e do abuso, é “uma forma concreta da Igreja responder à crise dos abusos sexuais com a qual se defronta”.

O programa de formação da APAV tem início no princípio de setembro e vai abranger todas as 18 vigararias da Diocese de Lisboa.

O Patriarcado de Lisboa dá conta de que em 2023/2024 todas as “paróquias do Patriarcado devem constituir equipas de proteção de crianças e adultos vulneráveis”.

“Estas equipas paroquiais terão uma formação avançada que lhes vai permitir conhecer o manual de boas práticas, assim como adquirir competências para a sua aplicação” em ações de formação desenvolvidas pelo projeto CUIDAR, em parceria com a Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis e o Setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

“O objetivo é formar agentes pastorais em proteção e cuidado de crianças, jovens e adultos vulneráveis e comprometer e contribuir para a transformação social necessária à promoção de ambientes seguros”.

Imagem: Educris

Educris|28.06.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades