Leiria-Fátima: Catequistas em formação sobre o «Novo Itinerário»

Iniciativa realiza-se no Seminário de Leiria, em julho

O Serviço Diocesano de Catequese de Leiria Fátima organiza, no próximo dia 14 de julho, sexta-feira, pelas 21h00, um encontro deformação para todos os catequistas sobre o novo «Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e Adolescentes com as Famílias».

“Este é o documento base da construção dos novos materiais para a catequese, entre os quais a proposta para a catequese com os adolescentes que está já a ser elaborada”, explica o padre José Henrique Pedrosa ao EDUCRIS.

Ainda recentemente, e numa formação semelhante que decorreu no Algarve, este sacerdote, membro da equipa de redação do documento, explicou aos catequistas que este documento “vai procurar ajudar não só a transmitir conteúdos”, mas a “fazer um caminho”.

“A catequese nesta dimensão que catecumenal, querigmática e mistagógica vai procurar ajudar a que neste tempo presente, e naquilo que é a nossa realidade, se possa crescer nesta relação com Jesus Cristo”, afirmou.

O responsável lembrou que se trata de “uma mudança de paradigma” onde o catequista será o “mediador” desse encontro, “aquele que conhece Jesus Cristo e a Deus e que conhece os seus catequizandos” e que “faz de ponte entre Deus e as pessoas” e vice-versa.

“Não é apenas uma catequese para as crianças e adolescentes. Não é uma catequese das crianças e adolescentes. É uma catequese com crianças e adolescentes”, concluiu.

Para o encontro no seminário de Leiria a organização disponibiliza um formulário online para as inscrições AQUI

Educris|20.06.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades