Fátima: Crianças desafiadas a aprender o significado «do amor e da felicidade»

D. Rui Valério convidou os mais pequenos a rezar pelas “melhoras rápidas” do Papa Francisco

Mais de 17 mil crianças, vindas de todo o país, regressaram hoje a Fátima para a Peregrinação Nacional das Crianças, ao ‘Altar do Mundo’.

Subordinada ao tema «Como Maria partilhar a alegria», a iniciativa foi presidida pelo bispo das Forças Armadas que, aos mais novos deixou o desafio do amor.

“Dizer que alguém está feliz é o mesmo que dizer que essa pessoa ama e é amada. Ama e serás feliz”, indicou.

Num dia em que Portugal celebra o dia nacional, de Camões e das comunidades portuguesas, os mais novos escutaram o prelado pedir uma oração “rápidas melhoras do Papa Francisco”, e a entrarem “na escola do amor e da felicidade” de nossa Senhora.

“Se perguntardes aos vossos pais qual foi o dia mais feliz da vida deles, provavelmente dirão que foi no dia em que receberam a notícia de que o filho vinha a caminho, porque um filho é uma bênção e uma enorme alegria”, lembrou D. Rui Valério na homilia dialogada com os mais novos.

“Foi isso que os santos Francisco e Jacinta Marto sentiram quando a mãe do Céu os visitou e lhes disse que Jesus os amava e deveriam ser crianças alegres. Esta é também a mensagem que ela nos deixa hoje: onde há amor há alegria”, considerou.

No final da sua homilia o prelado desafiou as crianças a “levar a nossa alegria a todos, à cidade mais próxima” e a “dizer àquelas pessoas que acham que a felicidade é ter muitas coisas que basta a alegria de sermos amados e de amarmos”, num momento de prece que lembrou a guerra na Ucrânia e a Jornada Mundial da Juventude que Portugal acolhe de 1 a 6 de agosto.

“Vamos tentar que a vossa voz chegue à Ucrânia, um país que está em guerra, onde há pessoas que fazem mal a outras, para que ouçam a nossa mensagem: ama e serás feliz”.

O Santuário de Fátima promoveu, como preparação da Peregrinação anual, um conjunto de tarefas para os mais novos que foram entregues, sob a forma de corações, um grupo de 12 idosos de uma instituição de Fátima, o Lar Santa Beatriz da Silva, gerido pelas Irmãs Concepcionistas.

No final da celebração os pequenos peregrinos receberam uma imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

No momento da oferta, o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, convidou as crianças a colocarem a imagem num lugar de destaque na sua casa, para que se lembrem constantemente do convite que Nossa Senhora deixa para a partilha da alegria do amor de Deus.

As imagens foram, num momento seguinte, benzidas pelo bispo de Leiria-Fátima, que agradeceu a presença das crianças na Cova da Iria.

“Eu penso que, se eu vos digo obrigado, muito mais agradecida está Maria, a Mãe de Jesus. Hoje, viemos aqui celebrar o amor de Deus, que se revela em Maria e que entra no nosso coração e nos faz felizes. Foi isso que Nossa Senhora aqui veio fazer, quando apareceu aos Pastorinhos, que tinham a vossa idade: ajudá-los a serem felizes, mesmo nas dificuldades”, afirmou D. José Ornelas, que convidou as crianças a “dar um beijinho” de agradecimento aos pais, no regresso a casa.

O prelado pediu ainda aos mais pequenos a oração pelos que sofrem no mundo, em especial pelas crianças, pedindo para que “Maria venha em seu auxílio, para superarem as dificuldades que estão a passar”.

Educris com Santuário de Fátima

Imagem: Santuário de Fátima

Educris|10.06.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades