Algarve: Catequese promove nova formação sobre novo Itinerário

Iniciativa vai incidir sobre o «aprofundamento mistagógico», uma das etapas do documento que orienta o setor da Catequese em Portugal

O Setor da Catequese da Infância e Adolescência, da Diocese do Algarve, vai realizar a 13 e 14 deste mês de junho, a segunda parte da formação para catequistas sobre o ‘Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias’.

“Contamos, nesta fase, com a presença e orientação do padre José Henrique Pedrosa membro da equipa de redação do novo percurso catequético que que nos vai trazer a fase do ‘aprofundamento mistagógico’”, lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

A 13 de junho a formação realiza-se no entro paroquial de Ferreiras com início às 21h00. A 14 de junho é a vez da paróquia de Olhão acolher a iniciativa.

O SCIA do Algarve tem levado ao Algarve “vários formadores que estão por dentro da renovação que o modelo nacional de catequese está a ser alvo”, para mostrar as linhas mestres quer do Itinerário, quer do percurso Ser Catequista.

O novo ‘Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias’ foi aprovado pelos bispos de Portugal em abril do ano passado. Em setembro foi entregue aos participantes das Jornadas Nacionais de Catequistas.

Em abril passado, e à margem do Encontro Nacional de Catequese, a irmã Arminda Faustino fez um balanço positivo da distribuição e apropriação do novo documento por parte das dioceses e dos catequistas portugueses.

“Até agora o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) distribuiu 32 mil Itinerários pelas diferentes dioceses. É muito interessante o modo como a proposta catequética da igreja em Portugal tem sido recebida pelos agentes no terreno”, explicou na ocasião.

Também o «Ser Catequista» conta já com 10 mil exemplares distribuídos por todo o país.

“Já distribuímos uma quantidade muito interessante destes percursos e queremos muito que todos os catequistas possam fazer este percurso formativo”, concluiu.

Educris|09.06.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades