Algarve: Diocese aposta em formação para catequistas

Mais de um quarto dos catequistas algarvios já realizaram itinerário ‘ser catequista’

Vinte catequistas do Algarve, de dezasseis paróquias das três zonas pastorais, terminaram, no passado sábado, mais um itinerário ‘Ser Catequista’.

“Neste momento já tivemos catequistas dos 16 concelhos da diocese a participarem, mas não das 82 paróquias. Se tivermos em conta que das 82 paróquias há 13 que não têm catequese por questões de isolamento ficamos com 69 paróquias que, na sua grande maioria, já enviou catequistas ao percurso ‘Ser Catequista’”, explica o padre Pedro Manuel, diretor do Setor da Catequese da Infância e da Adolescência (SDCIA).

Nos últimos três anos o SDCIA tem apostado em diversas ações utilizando plataformas online e o regime presencial, apostando numa diversidade de instrumentos para a formação dos catequistas.

“Já formámos 255 catequistas. Realizámos diversos cursos de sensibilização, apresentámos o Diretório na perspetiva do catequista, dinamizámos o dia diocesano do catequista, e demos a conhecer o novo Itinerário”, desenvolve a irmã Arminda Faustino, do SDCIA.

No último sábado, no Centro Pastoral da diocese algarvia, mais 20 catequistas, de 11 paróquias das três regiões pastorais, concluíram o ‘Ser Catequista’.

“Alguns até já o tinham feito, em experiência piloto, e consideraram que era bom fazer após a publicação do guia e em regime presencial”, aponta a responsável.

A responsável destaca o esforço na “diversificação das formações em diversos ambientes”, pois “permite ter maior flexibilidade e ir ao encontro da complexidade dos dias e da vida das famílias”.

Para o padre Pedro Manuel muitos dos catequistas que realizam formação “são mais novos e vêm já de percursos de catecumenado, por isso, eles próprios fazem o seu caminho de discipulado inicial em ambiente de mistagogia”.

Educris|10.05.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades