Vila Real: Formação reuniu catequistas do Baixo-Tâmega

Ação despertou os agentes para a necessidade de uma “catequese catecumenal, querigmática e mistagógica”

Os catequistas do arciprestado do Baixo-Tâmega, na diocese de Vila Real, estiveram reunidos em Mondim de Basto, para o habitual encontro anual de formação, uma iniciativa promovida pela Equipa Arciprestal de Catequese.

“Queremos ajudar a formar, atualizar e implementar diversas estratégias para melhorar a catequese nos dias de hoje. Fazer da catequese o ‘tal’ lugar de encontro entre as crianças, os jovens e Cristo”, revela a organização num comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Conscientes de que “o caminho não é fácil” e passa pela “formação dos agentes” para se encontrarem “as respostas às exigências atuais”, os catequistas d Baixo-Tâmega escutaram Carlos Novais, membro do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) do Porto, apresentar o «Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e dos Adolescentes com as Família», da Conferência Episcopal Portuguesa.

 “Foi uma primeira abordagem, que necessita de ser desenvolvida pois este documento, interpela-nos a uma catequese catecumenal, querigmática e mistagógica, em que as famílias e a comunidade, serão, em todo este processo, intervenientes imprescindíveis”, lê-se.

Para os responsáveis “é preciso formar cristãos, crianças, jovens e adultos, cuja fé seja vivida em todas as dimensões, acompanhando os ‘sinais dos tempos’, as mudanças das estruturas familiares, a cultura e a comunidade que as integram”, completam.

Educris|27.04.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades