Braga: Adolescentes desafiados a agir a favor «da Casa Comum»

Encíclica do Papa Francisco serve de imaginário ao III Encontro Arquidiocesano da Catequese com Adolescentes

O Santuário do Sameiro, em Braga, acolhe, no próximo dia 25 de março, o III Encontro Arquidiocesano da Catequese com Adolescentes sob o tema «Diz-me onde moras».

“Queremos que os adolescentes se encontrem com outros, para que se identifiquem e percebam que estão juntos, em comunidade, e na mesma fé”, explica Elmira Silva, do Departamento Arquidiocesano da Catequese de Braga.

Com início pelas 9h30, junto à Estátua do Papa S. João Paulo II, a iniciativa parte da pergunta dos discípulos no encontro com Jesus: «Diz-me onde moras», e quer proporcionar “vários momentos de encontro replicando as circunstâncias da vida dos mais novos”.

“Ao longo do dia os cerca de oitocentos adolescentes são poder descobrir que Deus mora em diferentes espaços e lugares da sua vida”, garante a responsável.

Partindo de um momento de oração o III Encontro quer ajudar os mais novos a “orar no teu interior, a buscar dentro, na interioridade, o Senhor que se revela”.

O dia fica marcado por um conjunto “de ateliers” onde os participantes tomam contacto com a encíclica do Papa Francisco acerca da «Casa Comum».

“A Laudato Sí’ serve de pano de fundo para um conjunto de atividades que vão ser dinamizadas pela Rede Casa Comum de Guimarães. Com recurso a QR code vai ser possível conhecer o pensamento e a ação da Igreja no campo da ecologia, dos valores e da necessária proteção da Casa Comum”.

“Temos de investir nesta realidade. Queremos um mundo para eles e eles devem criar consciência de que cuidar, proteger o mundo criado é fundamental para o futuro da própria espécie. Nas escolas vão já trabalhando esta dimensão, nas aulas de ciências e de EMRC, e aqui, na catequese, temos de lhes mostrar o fundamento deste cuidado, a preocupação de cuidar da criação, presente desde as narrativas dos Génesis”, completa.

Após o almoço partilhado, segue-se um concerto “por que Deus também mora na diversão”.

O dia termina com a celebração da eucaristia presidida pelo cónego José Paulo Abreu.

Educris|23.03.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades