Quaresma/Páscoa: Catequese do Porto com propostas para a família

Oração diária, compromisso semanal, aprofundamento da Christus Vivit fazem parte dos desafios das famílias

O Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC), da Diocese do Porto, acaba de disponibilizar à famílias, “vários materiais para o tempo quaresmal”.

“Partimos do tema «Abraça o presente da Páscoa – É Cristo vivo. Agarrado a Ele, viverás | Um caminho para a Páscoa, a partir do Plano Diocesano de Pastoral» e quisemos ajudar as famílias, com crianças em idade catequética, a poderem caminhar neste tempo tão importante para a Igreja”, explica Isabel Oliveira da Catequese do Porto.

O novo material tem “em conta a dimensão missionária da catequese e a tarefa de iniciar à vida cristã” e desafiam “os catequizandos a assumirem a missão de animar, junto da respetiva família, uma vivência quaresmal” em três passos: viver um momento de oração, diária; assumir um compromisso semanal; alimentar o dia com um pensamento da Exortação Apostólica Christus vivit.

“Apercebendo-nos da centralidade, cada vez maior, do telemóvel na vida das famílias, propomos o seu uso em três aplicações": A «Roda da Oração»; a «Roda dos Desafios» e a «Roda das Mensagens».

Para os “mais analógicos” é possível replicar os mesmos desafios e propostas através do «Cubo da Oração»; «Cubo dos Desafios» e o «Cubo das mensagens».

Brevemente o SDEC espera disponibilizar “nova proposta para o Tempo Pascal".

Educris|28.02.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades