Coimbra: Quase centena e meia realizou o percurso «Ser Catequista»

D. Virgílio Antunes pediu catequistas que “cultivem sempre o animo e a perseverança na missão evangelizadora”

Foram 148 os catequistas da Diocese de Coimbra que terminaram, neste mês de fevereiro, o percurso «Ser Catequista».

Esta formação inicial, aprovada pela Conferência Episcopal Portuguesa em 2018, resulta de um trabalho “de uma equipa alargada de especialistas” e já chegou a mais de “dois milhares de catequistas em todo o país”.

“Contámos com catequistas de Cantanhede, Oliveira do Hospital e Coimbra num total de 148 que quiseram, certamente inspirados no Papa Francisco, ser catequistas e não fazer catequese, num conjunto de 13 momentos, que pretendem potenciar a identidade de discípulo missionário e levar o catequista a um encontro pessoal com Jesus Cristo Ressuscitado”, explica o padre Manuel Ferrão, vigário-geral da Diocese de Coimbra e diretor do Secretariado Diocesano da Catequese.

Para o responsável o percurso formativo permitiu “abordar os desafios que se colocam à missão evangelizadora no tempo de hoje, no qual muitas outras vozes e muitas outras solicitações se apresentam apelativas ao coração e à mente dos nossos catequizandos”, e refletir a realidade “através da inspiração  com a Palavra de Deus (Lectio Divina) e com a proposta da Igreja”.

Presente, na sessão online de 2 de fevereiro, D. Virgilio Antunes, bispo de Coimbra, pediu aos agentes de catequese que “cultivem sempre o animo e a perseverança na missão evangelizadora a que a Igreja os chama” e que “se sintam envolvidos no âmbito da pastoral diocesana”, não deixando “de continuar a sentir alegria em crescerem na formação que, em diocese, em arciprestado ou em unidade pastoral lhes é proporcionado”.

A 10 de fevereiro, no final da formação dos catequistas, o padre Manuel ferrão agradeceu “a participação ativa e interessada de todos” e pediu que todos se “sintam chamados e enviados pela e na Igreja nesta nobre missão de ser catequistas”.

“Não esqueçais a necessidade de comunhão na Igreja e de continuação da formação agora iniciada – incluído a formação especifica para o ministério instituído do Catequista que alguns poderão abraçar nas responsabilidades locais das unidades pastorais e arciprestados”, reforçou.

Este é o segundo ano que o SDEC desenvolve este itinerário de formação para os catequistas.

“Esperamos que mais catequistas possam apostar na sua formação. Desejamos levar este percurso a todas as comunidades da nossa extensa diocese, e contamos, para isso, com a ajuda de catequistas formadores, eles mesmos que já fizeram o percurso no passado, e com a presença e ajuda dos párocos locais “, completa o responsável.

Educris|17.02.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades