Viseu: «Desafios e conversão pastorais» é tema do Encontro Nacional de Catequese

Iniciativa decorre de 12 a 14 de abril no seminário Maior da cidade de Viseu

«Catequese em Portugal: desafios e conversão pastorais» é o tema do 60º Encontro Nacional de Catequese que Viseu acolhe no próximo mês de abril.

Dirigido a equipas diocesanas e responsáveis de catequese a iniciativa quer “aprofundar os documentos estruturantes para a catequese portuguesa”, numa “dinâmica eclesial”.

“O aprofundamento e o estudo da carta pastoral «A Alegria do encontro com Jesus Cristo», do percurso «Ser Catequista» e do «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias», vai permitir que continuemos este trabalho de repensar a catequese numa linha de conversão a que somos chamados, em dinâmica de comunhão eclesial”, explica ao EDUCRIS a irmã Arminda Faustino, responsável do departamento de Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Após o acolhimento, a 12 de abril, os participantes escutam, D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), apresentar o tema «A alegria do encontro com Jesus Cristo».

Na manhã de dia 13 de abril «Ser Catequista: o catequista e a sua missão», é o tema trazido à reflexão por Isabel Oliveira, responsável pela Catequese da Diocese do Porto, e pelo padre Tiago Neto, diretor do Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

A manhã de trabalho termina com um painel animado por membros das catequeses do Algarve, Aveiro e Viseu, sob o tema «A receção do ‘Ser Catequista’ e os desafios da sua concretização».

Na tarde de dia 13 de abril acontece a terceira conferencia dos trabalhos, subordinada ao tema «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as Famílias: a beleza do anúncio», e que é trazida à reflexão pela irmã Isabel Martins, da catequese de Lisboa, e pelo padre José Henrique Pedrosa, diretor do Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima.

Os responsáveis do SNEC e da Salesianos Editora vão, ainda, dar conta do andamento dos trabalhos, desta parceria, tendo em vista os novos recursos catequéticos em elaboração.

O dia termina com a Eucaristia, presidida por D. António Luciano, bispo de Viseu, na Sé da cidade.

“Como nos diz o Papa Francisco, a catequese é ‘uma aventura extraordinária’ e como ‘vanguarda da Igreja tem a tarefa’ de ler os sinais dos tempos e de aceitar os desafios presentes e futuros. Este é o tempo oportuno que hoje o Senhor nos oferece e convida a abraçar para que a alegria do Evangelho chegue a todos”, completa a irmã Arminda Faustino.

Acompanhamento nas redes sociais

O EDUCRIS está presente no encontro com presença nsa redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.

Para ter acesso a fotografias e vídeos basta seguir a hashtag #60ENC criada para o efeito.

Educris|10.02.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades