Algarve: «Itinerário traz alterações profundas à catequese», afirma o padre Pedro Manuel

Responsável considera fundamental a aposta na formação dos catequistas

A Diocese do Algarve, através do Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA) tem vindo a promover uma série de formações para catequistas sobre o «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias».

“Este novo documento vem alterar o modo como se faz catequese e é fundamental que as paróquias e os catequistas ‘tomem o pulso’ a esta nova maneira de estar e ser Igreja em catequese”, explica o padre Pedro Manuel, diretor do SDCIA, no final de nova formação.

Com “três formações itinerantes”, em outras tantas “regiões pastorais da diocese Algarvia”, os mais de duzentos e cinquenta catequistas participantes, já escutaram “o padre Manuel Queirós, especialista em catequese da Diocese de Vila Real, apresentar os desafios do novo Diretório para o setor”.

A 6,7 e 8 de fevereiro foi a vez do padre Tiago Neto, diretor do Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa, abordar, com os catequistas do Algarve, “dois dos tempos propostos pelo Itinerário”.

“No próximo mês de abril terminaremos esta formação sobre o Itinerário acolhendo o padre José Henrique Pedrosa, diretor do Serviço Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima, que abordará os dois tempos do Itinerário restantes”, completa o sacerdote.

Ser Catequista em edição presencial

Substituindo o tradicional «Curso de Iniciação» para catequistas o SDCIA tem vindo a apostar no percurso «Ser catequista».

“Temos realizado este percurso em formato online, em virtude dos tempos pandémicos que vivemos. Neste ano pastoral queremos apostar no encontro presencial e lançámos já as inscrições para nova edição do «Ser Catequista»”, explica do padre Pedro Manuel.

Numa Diocese que conta já com mais de “150 catequistas que realizaram este percurso”, responsável pelo SDCIA aponta à “necessidade de chegarmos a um número maior de catequistas formados”.

Os interessados podem inscrever-se no EMAIL do SDCIA. A formação vai decorrer no Centro Pastoral e Social de Ferragudo com início marcado para o próximo dia 11 de fevereiro.

Educris|09.02.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades