Fátima: «Ministério do Catequista» e «Sinodalidade» são temas do encontro Interdiocesano

Iniciativa decorre em Fátima e conta com a participação de D. José Cordeiro, arcebispo de Braga

«O Ministério do Catequista numa Igreja Sinodal» é o tema do 51º Interdiocesano de Catequistas, que se realiza em Fátima nos próximos dias 18 e 19 de fevereiro.

Dirigido aos catequistas das dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre – Castelo Branco, Santarém e Setúbal a iniciativa pretende proporcionar “dois dias de reflexão, partilha, oração e celebração da fé”.

“Após a publicação do Motu Proprio Antiquum Ministerium do Papa Francisco, pelo qual instituiu o Ministério do Catequista, e na receção do documento da Conferência Episcopal Portuguesa Ministérios Laicais para uma Igreja Ministerial, esta é a oportunidade para aprofundar a reflexão sobre o Ministério do Catequista numa perspetiva eclesial, litúrgica e pastoral”, lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

A manhã de sábado, dia 18 de fevereiro, inicia-se com a conferência «O Ministério do Catequista - perspetiva eclesiológica», por Eduardo Borges de Pinho, professor da Universidade católica Portuguesa. Da parte da tarde D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, traz à reflexão o tema «O Ministério do Catequista - perspetiva litúrgica». Pelas 17h15 os catequistas participam numa “celebração mistagógica” sob o tema geral «Saboreai e vede como o Senhor é bom».

No dia 19 de fevereiro, domingo, pelas 10h00, o padre Diamantino Duarte apresenta o tema «Concretizações pastorais do Ministério do Catequista». Segue-se a eucaristia e o momento cultural, da parte da tarde, com o qual termina o encontro.

As inscrições decorrem até ao próximo dia 10 de fevereiro de 2023, no formulário disponibilizado on-line para o efeito (AQUI), ou contactando diretamente o Secretariado de Catequese da própria Diocese.

Educris|30.01.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades