Braga: Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas recebe relíquia do Beato Carlo Acutis

Comunidade empenhou-se na divulgação da vida e obra de um dos santos mais jovens da Igreja Católica

A paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, do arciprestado de Vila Verde, Arquidiocese de Braga, recebeu uma relíquia de 1.º Grau do Beato Carlo Acutis, um dos mais jovens beatos da Igreja Católica e patrono da Jornada Mundial da Juventude que Lisboa acolhe em 2023.

“Ainda o jovem Carlo Acutis não fora declarado beato e já a paróquia de Duas Igrejas trabalhava na divulgação da sua causa, tanto na própria comunidade, como a nível nacional e internacional, através dos meios digitais”, explica um comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

O Beato Carlo Acutis foi, em 2021, declarado “patrono da catequese paroquial” de Duas Igrejas.

“Temos realizado várias iniciativas para dar a conhecer a história e a vida de Carlo Acutis. Isso valeu-nos já o reconhecimento da própria Associazione Carlo Acutis, um organismo que promove a Causa de Canonização do Bem-Aventurado Carlo Acutis”.

A relíquia vai ficar agora “exposta na Igreja Paroquial, para a veneração dos fiéis, num relicário oferecido por uma família local”.

Para José Esteves, coordenador paroquial da catequese e promotor das diversas atividades relacionadas com o jovem beato, “o beato Carlo Acutis foi um jovem do nosso tempo, jogou futebol, usou a internet, teve tantos sonhos, teve uma vida semelhante ao de tantos jovens atuais, mas no centro da sua vida pessoal e social estava Jesus Sacramentado e Nossa Senhora”.

“O facto de Carlo Acutis ter falecido tão jovem e de ter passado, de um modo muito rápido, a ser mundialmente conhecido e falado, por ser um próximo santo, um santo dos nossos dias, faz com que as nossas crianças e jovens fiquem admiradas e fascinadas com o seu exemplo e testemunho de vida”, desenvolve o responsável.

A Eucaristia de Entronização da relíquia do Beato Carlo Acutis, na paróquia de Duas Igrejas, irá decorrer em breve, em data a anunciar.

Quem é Carlo Acutis

Carlo Acutis nasceu em maio de 1991, em Londres, onde os pais estavam a trabalhar, e faleceu em outubro de 2006, em Monza, na Lombardia (Itália), com 15 anos, vítima de uma leucemia fulminante, tendo sido apresentado desde logo como modelo de santidade e um “génio da informática”.

Depois de ter sido declarado como “Venerável” pelo Papa Francisco, Carlo Acutis foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020, em Assis, Itália, na presença dos seus pais, Andrea Acutis e Antónia Salzano, e dos dois irmãos.

Carlo Acutis é considerado o primeiro influencer em questões religiosas, e conhecido como ‘padroeiro da internet’.

Educris|30.12.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades