Edições: Parceria vai criar recursos para a catequese

Protocolo entre SNEC e Salesianos assinado esta quarta-feira, em Lisboa

A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) e a Sociedade Salesiana assinaram ontem, quarta-feira, uma parceria para a criação de novos recursos catequéticos para os próximos três anos

“Esta parceria une esforços e potencialidades e pretende criar materiais para a catequese adequados aos tempos de secularização que vivemos, tendo em vista a formação da identidade cristã nas novas gerações” afirmou ao EDUCRIS D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da CEECDF no final da assinatura do protocolo.

Para o superior da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, padre José Aníbal Mendonça, esta sinergia é “uma experiência de sinodalidade” em Igreja e a possibilidade de “continuar a dar o nosso contributo na edução das novas gerações”.

“É um reconhecimento, da parte da Igreja, do trabalho que temos vindo a desenvolver nesta área, e uma oportunidade de trazermos o nosso carisma perante o desafio que a CEECDF nos fez”, completa.

Para D. António Moiteiro a parceria “vem efetivar uma colaboração de longa data entre as duas instituições na educação cristã em Portugal”.

Olhar o Digital e cuidar “da qualidade da relação”

Da Salesianos Editora o padre Rui Alberto lembra que “este encontro das duas instituições ligadas à educação cristã” nasce da necessidade de “dizer o Evangelho de sempre com novas linguagens”.

“Após a pandemia percebemos que temos de dialogar com as novas gerações e queremos fazer materiais com mais qualidade, olhando o digital, mas cuidando da qualidade da relação humana” aponta.

O responsável mostrou-se “entusiasmado” com a parceria e lembrou as possibilidades trazidas pelo digital e o desafio que isso representa para “o dizer do Evangelho, hoje”.

“O digital é mais do que o uso de um conjunto de recursos e traz consigo vantagens e desvantagens. Pode ajudar a criar uma Igreja mais comunhão e menos unidirecional, sem esquecer que a Igreja se estabelece através do contacto, olhos nos olhos e da qualidade da relação”, apontou.

Numa ‘mudança de época’ o desafio de novos materiais para a catequese tem de ser capaz de “dizer o Evangelho nestes contextos, desde logo pelo uso das ferramentas digitais, e, sobretudo, na criação de espaços de alta qualidade humana, de relação, de descoberta e de encontro”.

“Não podemos mais continuar a realizar o ato catequético como se da escola se tratasse. Temos de ajudar a dilatar o coração das novas gerações para que aí brote a interrogação e o espanto e se perceba que esta vida, de que fala o evangelho vem do próprio Jesus”, completa.

Para a irmã Arminda Faustino, responsável pelo departamento da Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), a parceria agora efetivada vai permitir “caminhar em conjunto numa sociedade em mudança”.

“A sociedade está a mudar. Sabemos que se o digital é bom, e vimo-lo na pandemia, o mesmo não é suficiente. Temos de escutar, estar próximos e estabelecer um olhar para fazer uma experiência comum de igreja para irmos ao encontro do Outro”, completa.

Os novos materiais para a catequese vão ser publicados, gradualmente, nos próximos três anos, a partir do novo «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias».

As duas editoras esperam que em 2022/23 estejam já disponíveis os catecismos do 7º e 9º anos.

Educris|22.12.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades