Vila Real: Catequistas desafiados a «um novo olhar e paradigma»

Encontro Arciprestal do Douro II analisou novo documento orientador para a catequese nacional

Mais de cinco dezenas de catequistas da diocese de Vila Real, participaram, no passado dia 3 de dezembro, no XIII Encontro Arciprestal para catequistas.

O encontro, que teve como tema de fundo o «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias», contou com a orientação do padre Márcio Martins, diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) de Vila Real e do padre Sérgio Dinis, delegado da Catequese do Arciprestado Douro II.

“Vivemos tempos de profunda mudança, a vários níveis, que exigem um novo olhar, um novo trabalho conjunto, para uma educação da fé que se quer mais alargada no tempo e que não se faz com nove ou dez anos de catequese”, lê-se na nota enviada hoje ao EDUCRIS.

No encontro os catequistas tiveram contacto com o novo «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias», aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa em abril passado, e refletiram sobre a necessidade de se “renovarem os processos de iniciação cristã”.

“A catequese é toda a vida do cristão, num constante despertar da fé, uma catequese para todos, centrada no querigma e com uma dimensão mistagógica, envolta numa experiência, muito para além do que é anunciada ‘tudo e todos, sempre em missão’”, assinala a missiva.

O novo modelo para a catequese implica “um novo modo de estar e fazer catequese”, e reforça a necessidade de “formação dos catequistas ao longo do caminho”.

No final da iniciativa o SDEC fez um “balanço positivo” do encontro onde foi possível “perceber as diferentes realidades comunitárias” e perceber “o contributo de todos num caminho de reflexão, encontro, diálogo, transformação, atualização, de adaptação aos sinais dos tempos em aceitar os desafios presentes e futuros”, bem como “do caminho a percorrer que se pretende seja feito em conjunto, num dinamismo de corresponsabilidade”, completa.

Educris|05.12.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades