Lisboa: «A Caminho com os Santos», o desafio da catequese de Lisboa rumo à JMJ

Proposta quer dar a conhecer exemplos de santidade a “crianças e famílias” e colocar os mais novos “atentos ativos rumo à JMJ”

Faltam menos de 300 dias para a Jornada Mundial da Juventude 2023 e o Sector da catequese de Lisboa acaba de lançar nova proposta para a catequese.

«A Caminho com os Santos rumo à Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023» é o tema deste novo subsidio para trabalhar “em família, com as crianças da catequese”.

“Depois do ‘Say Yes, aprender a dizer sim’ percebemos que era necessário chegar também às famílias e às crianças da catequese da infância, que não participando diretamente na JMJ, podem ter uma participação mais ativa e viver este grande acontecimento, não apenas no momento do evento, mas fazer uma caminhada de fé, juntos”, explica ao EDUCRIS o padre Tiago Neto, diretor do Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa.

Ao longo do ano catequético, de novembro a junho, o Sector da Catequese vai “propor três catequeses, uma por trimestre, onde se apresentará às famílias e crianças, a figura de Maria, do Santo Padre e da própria JMJ”, desenvolve.

O objetivo passa por apresentar “uma proposta simples, com a figura de dois ou três santos, todos os meses, e que ajude a família a realizar a sua vocação e crescer juntos na vivencia da santidade”, reforça.

Num primeiro momento as famílias “descobrem a figura do santo patrono da JMJ. Num segundo momento, designado por «rezar», desafiamos a família com uma frase chave que possa inspirar o caminho da família para a semana, e a Palavra de Deus para iluminar a vida e viver no seu dia a dia”.

A proposta termina sempre com um “Fazer” que consiste numa atividade para dinamizar a família para a JMJ. No primeiro mês propõe-se uma moldura para o caminho”, completa o responsável.

Todos os materiais de apoio à proposta estão disponíveis AQUI

Imagem: Sector da Catequese de Lisboa

Educris|03.11.2022

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades