Leiria-Fátima: «Ser catequista» é proposta de formação

Proposta formativa para catequistas inicia-se a 11 de outubro

«Escola Diocesana Razões da Esperança» (EDRE), da diocese de Leiria-Fátima, vai disponibilizar o itinerário formativo «Ser Catequista» no presente ano pastoral.

"Trata-se de um itinerário de formação para a nobre e bela missão de suscitar, alimentar e acompanhar a fé dos catequizandos. Uma caminhada em 13 momentos, com o nome de Catequeses, que pretendem ser verdadeiros encontros com Jesus Cristo Ressuscitado, durante os quais se procura fortalecer a fé, acolher a identidade de discípulo missionário, e amadurecer o chamamento dos catequistas para o desafio evangelizador que assume na comunidade cristã", lê-se no comunicado.

Para o Serviço Diocesano de Catequese (SDC), promotor da formação, este itinerário "está na linha do novo Diretório para a Catequese, sem deixar de abordar alguns conteúdos essenciais da fé, e temas de pedagogia, para melhor saber e saber fazer catequese, esta formação centra-se naquela que é a dimensão mais profunda do catequista, o seu ser, ajudando-o a «amadurecer como pessoa, como crente e como apóstolo» (DpC 136)", desenvolvem.

Às terças-feiras, em ritmo quinzenal, os interessados podem inscrever-se na formação com data prevista de início a 11 de outubro.

Além desta proposta, o percurso «Ser Catequista» vai também realizar-se na vigararia de Porto de Mós, com um encontro por semana, de 30 de setembro a 21 de dezembro, e de uma forma intensiva, em três fins-de-semana, no Centro Catequético, em Fátima.

O SDC conta, ainda, com o funcionamento do módulo «Psicologia Catequética», do curso geral de catequistas, a decorrer na EDRE.

Educris|11.09.2022

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades